Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Texto de opinião



No terceiro período do presente ano letivo, os alunos do nono ano estiveram a analisar “Os Lusíadas”, a ilustre epopeia de Luís Vaz de Camões, que celebra os feitos do povo português que, com grande coragem e ousadia, enfrentou grandes dificuldades a fim de concretizar o seu grande sonho: conquistar o Oriente. E, “Mais do que prometia a força humana”, conseguiu ultrapassar vários obstáculos.
Se repararmos, ultrapassar as nossas dificuldades é um desafio que se nos coloca diariamente. Por vezes, fazemo-lo com muita determinação, outras vezes nem tanto.
Foi, então, proposto aos alunos que escrevessem um texto de opinião, apresentando argumentos que convencessem os colegas da importância de tentar superar, todos os dias, as suas dificuldades, procurando nunca desistir dos seus propósitos.
Eis alguns desses textos que a equipa d’ “O Ciclista” irá publicar a partir de hoje.
Sara Castela, O Ciclista

Superar obstáculos
Superar obstáculos e dificuldades faz parte da vida, aliás, do nosso dia a dia. Todos os dias, se reparares bem, tens obstáculos que precisam de ser ultrapassados, por muito insignificantes que eles sejam.
Saber ter a capacidade de conseguir superar as dificuldades e momentos menos bons da vida é algo de extrema importância. Na vida, todos nós sabemos que existem mortes, situações instáveis, doenças e tudo mais que tem o poder de nos deixar num completo farrapo, devastados, tristes e, muitas vezes, sem vontade de viver. Mas a persistência e a força de vontade são algo que nos deveria correr nas veias a cada segundo que passa.
A meu ver, desistir é para aqueles que não confiam em si próprios, que não acreditam que conseguem. Em contrapartida, todos aqueles que são persistentes têm garra para lutar, nunca desistem e acreditam nas suas capacidades e, como tal, são pessoas de caráter valioso, e porquê? Porque sabem que não vale a pena ficar para trás, a vida continua e, ao desistirem, estarão a deixar que ela continue sem eles!
É importante, então, lembrar que o caminho se faz caminhando, e, no meu ponto de vista, a desistência é a “travagem” do caminho. E a força? A força é aquela que te chama do além e te faz perceber que consegues e que és capaz. E se caíres? Levanta-te e vê para onde ela te leva!
Acredita sempre que és capaz! Segue a tua força e persistência e nunca te deixes levar pela inutilidade da desistência.
Ana Rita Tocante, nº 4, 9º E

Sem comentários:

Enviar um comentário