Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 3 de julho de 2015

À maneira de Gil Vicente…



Após o estudo do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, foi pedido aos alunos de nono ano que criassem uma pequena passagem, escolhendo figuras públicas da nossa sociedade.
São, então, alguns desses trabalhos que passamos a divulgar a partir de hoje.
Sara Castela, Professora Português, O Ciclista

Soucrates
Soucrates apresenta-se com uma carteira de ouro, um Ferrari, com o seu respetivo motorista e um símbolo da polícia.
S. - Eh pá! Onde vim eu parar?!
       Acho, pois, que morri!
DIA. - Estamos no cais
e foi onde vieste parar.
S. - Que cais é este
e que barca tão feia é essa?
DIA. - Mau! Mau!
         Já está a insultar a minha barca,
          que é tão linda e tem uma cor maravilhosa.
S. - Isso é uma cor linda?
       Então, o ouro é de que cor?
DIA. - É a cor preferida dos corruptos,
e é esse o teu caso.
S. - Eu não sou corrupto,
       só faço dinheiro como devo fazer.
       Eu gostava era de saber
       onde se situa a barca do Anjo,
       a barca mais linda deste cais cheia de penas.
DIA. - Essa barca é minha vizinha
           e é idêntica a esta.
          Só não tem é corruptos.

Dirige-se, então, à barca do Anjo.
S. - Ó Anjo, será que me arranja lugar
     nessa sua barca linda?
     Quero ir ter com o meu empresário.
ANJO- Nesta barca não se aceita
            gente corrupta nem criados.
            Tu e o teu empregado podem
            dirigir-se à outra barca,
            que vai mais vazia e com gente corrupta,
            pois aqui não há corruptos.

Sem demora, dirige-se novamente à barca do Diabo
DIA. - Sempre voltou…
         Quer fazer o favor de entrar nesta barca
          que diz dizer ser mais fraca?
S. - Mas porque essa?
DIA. - Porque a outra já vai cheia de gente
           e esta encaixa melhor
           tendo em conta o seu aspeto.
S.- Na outra barca não vi ninguém,
      mas está bem,
      lá terei eu de entrar.
Alexandre Arromba, nº 1, 9º C – Vilarinho

Nota:
Imagem retirada da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário