Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 25 de julho de 2015

A importância da leitura



Caro leitor, não é novidade nenhuma de que o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor se celebra anualmente a 23 de abril, por decisão da UNESCO, sendo assim uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor, bem como para apoiar os livros e todos aqueles que os produzem.
Partindo deste pressuposto, foi pedido aos alunos de nono ano que escrevessem um texto adequado a um jornal escolar, em que expressassem a sua opinião acerca da importância da leitura para o desenvolvimento de cada indivíduo e apelassem a uma alteração de comportamentos no combate aos fracos níveis de literacia no nosso país.
“O Ciclista” quer assim partilhar convosco alguns desses textos.
Sara Castela, O Ciclista
A importância da leitura
A leitura é fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação de uma pessoa, mas, infelizmente, cada vez mais se está a perder o hábito de ler.
Quem sabe ler, sabe escrever, isto é, quando lemos um livro, temos de imaginar as ações a acontecerem na nossa cabeça, ao contrário de um filme, em que já lá está tudo.
As pessoas que leem são muito mais criativas e escrevem bem melhor do que as que não leem. De facto, a leitura ajuda-nos a fixar a forma correta de escrever certas palavras, ou de formar frases de forma mais expressiva. Ajuda-nos também a desenvolver a nossa imaginação, criatividade e conhecimentos. Porém, cada vez mais se está a perder o hábito da leitura, a partir do momento em que surgiram as novas tecnologias, uma vez que as pessoas preferem estar a enviar mensagens ou a jogar em certos aparelhos do que ler. Por outro lado, muitas vezes, os pais também não têm tempo ou não gostam de ter trabalho e em vez de estarem com as crianças a ler (o que é fundamental), preferem dar-lhes um aparelho eletrónico para as mãos. Na verdade, nos nossos dias, vemos em todo o lado crianças, algumas ainda pequenas e outras já bem crescidas com aparelhos eletrónicos na mão, enquanto poderiam estar a ler.
Muitas pessoas dizem que ler é aborrecido, mas, quando se abre e se folheia um livro e se começa a ler, não conseguimos parar, queremos sempre saber o que vai acontecer a seguir. Existem assim livros para todos os gostos, basta encontrar o ideal.
É importante, então, concluir que os hábitos da leitura têm de mudar, visto que cada dia que passa há cada vez menos pessoas à procura de livros e, consequentemente, de um refúgio, de uma companhia para não se sentirem sozinhas. Não podemos esquecer que as crianças vão ser a geração futura. Como tal, os pais ou até os professores deverão incentivá-las a lerem, pois ler desenvolve uma pessoa a vários níveis.
Carlota Oliveira, nº 5, 9º A – Vilarinho

Sem comentários:

Enviar um comentário