Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Biblioteca da Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro



O que se fez...
 Um grande sentido de trabalho. Atividades continuadas ao ritmo do Plano de Atividades do Agrupamento, ao ritmo do desenrolar do ano letivo:
·         Ação de solidariedade - 16, 17 e 18 de outubro
Ajude-nos a ajudar.
Porque a solidariedade não vive só de palavras....
Porque a solidariedade vive de ações praticadas no terreno, a biblioteca da nossa escola envolveu-se na campanha de recolha de géneros alimentares associada à “Feira Social” de Anadia, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Velódromo em Sangalhos.
Existiram dois pontos de recolha, um na  biblioteca e outro na secretaria/reprografia/papelaria. Durante uma semana os alunos, professores e funcionários foram enchendo a caixa e o baú e na 6ª feira um grande saco com os alimentos de longa conservação recolhidos foram transportados por uma assistente operacional, D. Maria do Rosário Figueiredo, que  teve a gentileza de os levar até à IPSS de Pedralva, onde se foram juntar a outras dádivas e por fim até ao “depósito ” existente na feira.
Gostamos de ajudar.
·         VIII Mostra de Sopas -  Dia Mundial da Alimentação -  16 de outubro
“Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém”
Lá diz o velho ditado e com inteira razão. Digam lá os que comeram esta deliciosa sopa, se não foi verdade! “Canja Francesa”, a escolhida pela nossa Biblioteca e degustada por todos os que estiveram presentes na "VIII Mostra de Sopas” (V do Agrupamento) e que a quiseram provar. 
Diferente da portuguesa, esta irmã francesa mais rica em ingredientes (manteiga, nata, alho francês e amêndoa), de paladar mais requintado e aveludado, mas no entanto a fazer parte da diversificada família das “canjas” que foram sendo criadas e recriadas ao longo dos tempos, por levar arroz e por se acreditar fazer bem a doentes e a pessoas em convalescença. 
A sua origem é asiática (da Índia ou até de mais longe, China), os próprios topónimos não deixam margem para dúvidas: Kenji ou Kenje (na língua malaiala), congee (em mandarim). Ambas as receitas levam os ingredientes básicos da canja europeia: água quente e salgada, galinha e arroz. De salientar que até entre esses povos existe a crença das suas propriedades reconfortantes e medicinais. 
Também como é hábito, produzimos um desdobrável alusivo à nossa sopa Bibliosopa contendo a receita, história e outras curiosidades, um marcador de página de livro com alguns provérbios sobre sopas e ainda uma exposição de objetos temáticos (terrinas, pratos, malgas, colheres...) e livros de culinária. 
A Biblioteca na pessoa da sua responsável agradece aos Colegas que quiseram contribuir para que a mesa de exposição ficasse assim sugestiva, e aos alunos que ajudaram a decorá-la. 
E como “boca calada faz boa sopa” e “palavras não engordam sopas”, por agora me despeço! 
·         Dia da Biblioteca Escolar - 27 de outubro
Por ser o nosso “Dia”…
“Caras Professoras Bibliotecárias:
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. Hoje, dia 27 de outubro, estabelecido pela RBE como o Dia da Biblioteca Escolar para o ano de 2014, a Câmara Municipal de Anadia vem, por este meio, felicitarvos por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em prol da promoção do livro e da leitura no Nosso Município.
Bem-hajam por toda a dedicação, empenho e profissionalismo que têm dedicado às nossas Bibliotecas Escolares e à melhoria das aprendizagens dos nossos alunos.
Votos de um excelente ano de trabalho e saibamnos sempre ao dispor,
Com os melhores cumprimentos
Fonte: Teresa Cardoso, Engª, Presidente”
·         HALLOWEEN - 31 de outubro
No dia 31 de outubro, os alunos do 1º e 2º ciclo da Escola Básica nº2 de Vilarinho do Bairro celebraram, mais uma vez, o Hallowe’en com grande adesão e entusiasmo, numa iniciativa do grupo disciplinar de Inglês, em articulação com a Biblioteca da escola. O desfile foi muito concorrido e os chapéus, vassouras e outros artefactos participantes no concurso encontram-se em exposição na Biblioteca até ao dia 14 de Novembro. De entre estes, um júri escolheu os vencedores que foram devidamente publicitados.
Fonte: O grupo de Inglês do 2º ciclo
·         Projeto BiblioEscola - Presença de Teresa Calçada – 03 de novembro
Presença da Dr.ª Teresa Calçada, ex. Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolas, no lançamento da 7ª Edição do Projeto BiblioEscola, dia 03 de novembro, no Centro Escolar de Paredes do Bairro.
"Este projecto de promoção do livro e da leitura do Município de Anadia consiste em levar livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, disponibilizados pela Biblioteca Municipal de Anadia, a todos os alunos que frequentem o ensino pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico nos Estabelecimentos de Ensino do Município de Anadia.
Nesta edição, a Câmara Municipal de Anadia contou com o apoio da Universidade Sénior da Curia, através do projeto Voluntários de Leitura, uma iniciativa promovida pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, que se destina a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura"
Fonte: convite endereçado por Eng. Teresa Cardoso, Presidente da Câmara Municipal de Anadia.
·         Promoção da leitura - Novembro
O Têpluquê e Outras Histórias
Obra de referência das Metas de Aprendizagem de Português para o 2º ano, foi selecionado pelos professores do 1º ciclo o conto “ A Revolução das Letras”. As Professoras Bibliotecárias do Agrupamento responsabilizaram-se por promover a sua leitura, acompanhada de fichas ou outros trabalhos relacionados com a história.
No dia 06 de Novembro marquei presença com os alunos de Vilarinho do Bairro; dia 13 de Novembro fui ao Centro Escolar de  Paredes do Bairro; dia 14 de Novembro estive em Poutena e no dia 21 de Novembro terminei na Escola de Chãozinho.
É muito gratificante, observar o interesse e a colaboração dos alunos e das suas professoras durante a promoção das obras que vão sendo lidas ao longo do ano!
Iremos caminhando…. outras obras, outros anos de escolaridade!
·         Feira do Livro - Biblioteca Municipal de Anadia – 09 de dezembro
Visita que decorreu dia 09 de dezembro, para as turmas do 2º ciclo e algumas turmas do 3º ciclo da nossa escola.
Os alunos tiveram a oportunidade de manusear e apreciar um considerável número de obras de variadas temáticas e adquirir livros a preço de feira.
Também estiveram num breve encontro com a autora do livro “Segredos & Mentiras”, Gabriela Conceição que fez uma sugestiva apresentação do seu romance:
Acreditas no amor? Acreditas que o amor supera tudo? Acreditas que o amor é mais forte que a dor? Mais forte que todo o sofrimento? Acreditas que o amor perdoa todos os teus segredos e mentiras?
O autocarro da Câmara Municipal transportou alunos e professores que foram destacados para essa atividade da Biblioteca Municipal, contando com a participação da Biblioteca Escolar.
E assim se vai adquirindo conhecimento…
·         José Luciano de Castro (1834 -1914) - centenário da sua morte
 É com enorme honra que a nossa Biblioteca se associa às comemorações de tão ilustre figura pública, recebendo a exposição que nos foi gentilmente cedida pela Biblioteca Municipal, expondo os cartazes no seu espaço e divulgando-a junto da Comunidade Escolar.
Reconhecidos, o nosso veemente “muito obrigada”!
·         9ª edição da “Semana da Leitura” de 16 a 20 de março.
Festejámos a palavra escrita, dita, declamada e representada.
Teatro às Três Pancadas – As três Abóboras, numa representação exemplar pelas alunas voluntárias da leitura da biblioteca escolar. E por simples coincidência, “subiram ao palco” três vezes, tendo-se apresentado aos colegas do 1º ciclo, do 2º ciclo e aos alunos do 4º ano de várias escolas que nos visitaram no dia 20 de março. Um verdadeiro êxito!
Concurso Intermunicipal de Leitura - fase escrita/concelhia (na Biblioteca Municipal de Anadia). A obra selecionada foi “Silka”, de Ilse Losa e a aluna Sara Capela do 5ºA ficou apurada para a prova oral. Parabéns à nossa grande leitora!
Passatempo Cherub – dinamizado pela Porto Editora, levou à leitura do livro “O Recruta” e ofereceu aos melhores alunos, brindes e livros dessa coleção tão apreciada pela juventude.
Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares). Foram várias as atividades associadas à “Semana da Leitura” e ao “Dia Mundial da Saúde Oral”: sessão sobre higiene oral dinamizada por uma profissional de saúde,  projeção do filme “A Lenda do Reino dos Dentes”, leitura do livro “Kiko, o  Dentinho de Leite” e realização de passatempos diversificados.
Os alunos do 5º ano receberam um copo de dentes com escova e pasta dentífrica, tendo  aprendido a cuidar melhor da sua dentição.
Sessões de leitura dramatizada pelas turmas do 6º ano: texto poético e texto humorístico. Houve muito boa disposição na biblioteca com a presença desses alunos!
Exposição com obras do fundo documental da nossa biblioteca, associada ao tema “Palavras do Mundo”.
Oferta de marcadores.
Enfim! Uma semana em que foi soberana a leitura, tendo como príncipe consorte o livro. Para o ano haverá mais!
·         Escritor na Escola -09 de abril
O Escritor António Vilhena marcou encontro no passado dia 09 de abril, com os alunos do 1º Ciclo da EB nº2 de Vilarinho do Bairro. Aconteceu na Biblioteca Escolar esta agradável presença, marcada pelo espírito comunicativo no lustro da oração do Escritor, bem acessível às idades mais pequenas do nosso estabelecimento de ensino.
O autor veio apresentar o terceiro volume da sua já famosa coleção, desta vez com o título de “A Orquestra da Formiga Barriguda e os Sons da Água”, livro bilingue (Português e Inglês), tendo encantado a miudagem ao apresentar em carne e osso a Formiga Barriguda (uma aluna fantasiada). A história apresenta-nos este simpático insecto, nosso conhecido dos outros livros anteriores, que resolveu aprender música e formar uma orquestra com os seus amigos, para imitar os sons da natureza. As ilustrações do livro são da autoria de Inês Massano.
Mais uma atividade na promoção da leitura que nos enriqueceu!
·         Concursos de Leitura
Para não perder o hábito e também o ritmo, a nossa Biblioteca continua a participar nos concursos de leitura promovidos pela Rede de Bibliotecas de Anadia (RBA) e pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).
Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) – 2ª Edição
É uma iniciativa de âmbito intermunicipal, organizada pela Rede de Bibliotecas da Região de Aveiro, que visa promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências de leitura nos jovens, durante o seu percurso escolar (do 1º Ciclo de Ensino Básico ao Ensino Secundário).
A prova de seleção na Biblioteca Escolar decorreu nos dias 14 de janeiro (3º ciclo) e 25 de fevereiro (2º ciclo). Foram apurados para a 2ª fase, (fase municipal) os  seguintes alunos:
2º ciclo:
- Sara Capela (5º ano)
- Rúben da Silva (5º ano)
- Joana Cruz (6º ano)
3º ciclo
- Beatriz Coelho (8º ano)
- Fernanda  Henriques (8º ano)
- Jéssica Gomes (8º ano)
Os alunos tiveram que ler e preparar as obras: “Silka”, de Ilse Losa (2º ciclo) e “Dentes de Rato”, de Agustina Bessa-Luís (3º ciclo).
No dia 18 de março prestaram provas na Biblioteca Municipal de Anadia, tendo sido apurada para a prova oral, que se realizou no Cineteatro de Anadia, no dia  10 de abril, a aluna Sara Capela.
A fase oral e pública decorreu em ar festivo e os participantes tiveram que ler um excerto da obra tratada e responder às perguntas feitas pelos elementos de um Júri.
A Fase Intermunicipal teve lugar a 30 de maio, em Ílhavo.
Concurso Nacional de Leitura (CNL) – 9ª Edição
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do PNL promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que propõe um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas públicas, privadas e EPE. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano letivo, e culmina numa Final Nacional em que são apurados os vencedores em cada um dos níveis de ensino.
A prova de seleção na Biblioteca Escolar decorreu no dia 14 de janeiro, tendo sido apurados para a fase distrital, os alunos:
- Maria Neves (8º ano)
- Nelson Oliveira (8º ano)
- Ema Fadiga (9º ano)
A 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura (fase distrital) decorreu em Albergaria-a-Velha no dia 16 de abril, na Incubadora de Empresas e no  Cineteatro Alba.
O distrito de Aveiro esteve representado por 254 alunos de  61 escolas, que foram acompanhados por cerca de 100 professores. Num primeiro momento (prova escrita) participaram todos os alunos onde foram apurados 5 alunos do 3º ciclo e 5 alunos do secundário. O segundo momento constou de uma prova- espetáculo.
As obras lidas e a partir das quais os alunos do 3º ciclo demonstraram os seus conhecimentos foram: O Senhor Henri, de Gonçalo M. Tavares, e de O Estranhão de Álvaro Magalhães.
Enquanto decorreu a correção dos testes, os alunos tiveram um almoço convívio,  seguido de uma  visita a “[Re]Conhecer Albergaria-a-Velha”,  Mostra de Oferta Educativa e Formativa que estava a decorrer no Pavilhão Municipal.
A todos os participantes destes tão significativos concursos de leitura, a Biblioteca Escolar agradece a colaboração  e o empenho, felicitando muito em particular os alunos selecionados!
·         Anadia: Lions Clube da Bairrada promove “Festa da Paz”09 de maio
A Paz vestiu-se de branco nas asas de uma canção brilhantemente interpretada pelas vozes de 5 alunas do 8ºA da nossa escola, alunas essas que também fazem voluntariado de leitura, através da Biblioteca Escolar, para os alunos do 1º ciclo. Foram elas: Andreia Ferreira, Beatriz Coelho, Catarina Jesus, Fernanda Henriques, Jéssica Gomes e Maria Neves. Um muito obrigado pela disponibilidade deste grupo de Amigas, verdadeiras embaixadoras da Paz! Também na mesma cerimónia foram entregues os prémios referentes à presente edição do Concurso “Cartaz da Paz”, tendo sido uma das premiadas, a aluna Joana Cardoso da Cruz do 6º Ano. Parabéns Joana, pela tua colaboração sempre pronta e pelo reconhecimento do teu mérito!
Presente e a convite dos “Lions Clube da Bairrada”, o Coordenador da nossa Escola, Prof. António Alves.
·         Mostra de Saberes e Sabores - 5 de junho
A Biblioteca Escolar, como é seu hábito, associou-se a esta importante atividade do Projeto “Educação para a Saúde – PES” com uma barraquinha cujo mote foi “Um Sabor, Multisaberes”. Num percurso por quatro continentes, houve prova de sabores (tapioca, côco, bacalhau e caril) e diversificada informação sobre esses produtos – “Sabias que...”, em pequenos folhetos coloridos e cartazes que decoraram o nosso espaço.
Outro sabor, tão apreciado e consumido diariamente - “café”, serviu de pretexto para mais “saberes”, desta vez no bar da  sala de professores. Um cesto, cujo material é papel de jornal, com diversas curiosidades sobre esta  tão apreciada bebida e umas singelas quadras poéticas inspiradas no tema.
E assim se vai caminhando para a construção de uma  cidadania saudável!
·         Promoção da Leitura – 1º Ciclo
A Professora Bibliotecária assumiu o papel de “Aedo” e aí foi ela, ao longo do ano, percorrer 3 escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento: Poutena, Chãozinho e Paredes do Bairro para promover algumas das obras das Metas de Aprendizagem de Português, sugeridas pelos Colegas desse nível de ensino! Teve que as preparar, produzir fichas de consolidação e criar atividades de motivação ao gosto dos interesses desta faixa etária.
Realizou vinte e quatro promoções de leitura (duas para cada ano de escolaridade). Na sua escola (Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro), contou com a preciosa colaboração das voluntárias da leitura da Biblioteca Escolar, Maria Neves, Beatriz Coelho, Andreia Ferreira e Jéssica Gomes que desde o início do ano letivo estiveram presentes duas vezes por semana, nas duas salas do 1º ciclo. Para além de terem colaborado com a Professora Bibliotecária, sendo elas as mediadoras de leitura das obras, leram e promoveram outros livros (do Plano Nacional de Leitura e não só).
Obras: “A Revolução das Letras”, de António Pina; “Corre, corre cabacinha”, de Alice Vieira; “O Gato e o Escuro”, de Mia Couto; “Trinta por uma Linha”, de António Torrada; “Aquela Nuvem e Outras”, de Eugénio de Andrade”; “O Elefante Cor-de-Rosa”, de Luísa Ducla Soares; “Contos para a Infância”, de Guerra Junqueiro e “Teatro às 3 Pancadas”, de António Torrado.
Noémia Maria Machado Lopes
(Professora Bibliotecária – Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro)

Sem comentários:

Enviar um comentário