Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 28 de abril de 2015

Qual a importância da Liberdade?



Liberdade é um direito do Homem poder agir e/ou pensar de acordo com a sua vontade, livre de qualquer coação ou impedimento.
Na atualidade, este direito é garantido para todas as pessoas, embora nem em todos os países seja uma realidade, pois nos países com regimes ditatoriais ainda se priva um pouco a liberdade dos seus cidadãos.
Se falássemos sobre liberdade com uma pessoa com mais idade e, de seguida, com uma pessoa mais jovem, a conversa levaria a diferentes graus de importância, pois a liberdade nem sempre foi um direito do Homem. Sendo assim, uma pessoa que viveu antes do 25 de abril de 1974 sabe perfeitamente o que é não ter nenhum tipo de liberdade, uma vez que entre 1933 e 1974 o regime que vigorava em Portugal era o ditatorial que impedia os seus cidadãos da mesma, enquanto uma pessoa que nasceu depois desse dia já não dá tanta importância ao tema da liberdade, já que sempre a teve como garantida e nunca teve de viver privado dos seus direitos.
 Na minha opinião, a liberdade é muito importante, pois sem ela não poderíamos expressar as nossas ideias e/ou opiniões, não andaríamos informados sobre a evolução do mundo, viveríamos com medo de ser presos devido a qualquer deslize cometido e haveria grandes probabilidades de haver um número muito elevado de pessoas analfabetas e/ou doentes.
Vamos, então, imaginar que voltávamos a ter um regime ditatorial em vez de um democrático, tudo iria mudar drasticamente e aí, provavelmente, os jovens começariam a dar a devida importância à liberdade.
Em suma, a liberdade é um tema que abrange vários subtemas e que ganha mais ou menos importância consoante a faixa etária de cada pessoa e embora ainda haja alguns países em que privam as pessoas da sua liberdade, o mundo já teve uma melhoria muito significativa quanto a esta matéria.
Sara Martins, nº 19, 9º E

Sem comentários:

Enviar um comentário