Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 26 de outubro de 2014

Conversas tecnológicas

Chego a casa e sem nada para fazer, vou para as redes sociais falar com os meus amigos. Porém, nem é bem uma conversa, uma vez que eu falo e a seguir é o computador que me responde. Não é como se fosse uma conversa cara a cara e muito menos o que acontece com as cartas escritas, pois aí reconheceria de imediato a pessoa em causa por causa da sua letra, enquanto no primeiro caso seria pela voz e até pela sua maneira de ser. A meu ver, uma conversa recorrendo ao computador não tem a sua graça ou a doçura de um encontro para um jantar, dando lugar depois a uma agradável conversa frente a frente, de corpo presente.
Ah! Que saudades que eu tenho daquele tempo em que nem se ouvia falar das novas tecnologias que nos dias de hoje invadem as nossas vidas, afastando-nos cada vez mais do contacto pessoal, cara a cara, entre as pessoas. Lembremos, por exemplo, como é que antigamente um rapaz pedia em namoro uma rapariga. Fazia-o pessoalmente ou até por carta. Agora é feito por SMS, por Messenger e até pelas redes sociais. Portanto, a comunicação entre as pessoas passou a ser feita de forma virtual.
E agora coloco a mim próprio a seguinte questão: e quando o computador avaria ou fica sem bateria? Claro que, de seguida, recorro ao telemóvel até este também ficar sem bateria, mas também corro o risco de se estragar. E aí acabou-se a comunicação!
Em suma, não é, então, mais saudável ir ao encontro das pessoas com quem queremos comunicar? Na minha opinião, é até uma forma de fortalecermos as relações humanas, tendo por base valores como a solidariedade e a afetividade.

Luís Emanuel Gomes, nº 14, 9º A - Vilarinho

Sem comentários:

Enviar um comentário