Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A escrita, a arte de expressar o pensamento

Quando não existia a escrita, além das pinturas nas paredes das cavernas, o único registo existente era a memória das pessoas. Ao surgir o ato de “escrever”, passou a haver a possibilidade de registos mais concretos e duradouros, permitindo ao ser humano a organização do seu pensamento e a possibilidade de dar vida às ações, às coisas do mundo e até aos próprios sentimentos, codificando assim tanto a realidade, quanto a memória da humanidade.
O ser humano sempre procurou formas de gravar os seus conhecimentos bem como divulgá-los, fosse por meio de gravuras rupestres, fosse em argila, em pergaminhos e, tempos mais tarde, no papel. Tendo em conta estes factos, podemos dizer que a escrita continua a evoluir, já que, nos dias de hoje, se escreve mais utilizando os meios digitais e recursos da internet. No entanto, o ser humano deverá usufruir dessas supostas “facilidades” que os meios digitais nos proporcionam com critério e moderação, sem usar apenas a célebre e cada vez mais frequente técnica de cópia e colagem, e sem deixar de lado a capacidade de elaborar as próprias opiniões, conservando sempre o hábito de escrever com espírito crítico e postura distante da passividade.
  A escrita está presente, por exemplo, na informação que nos chegou, por exemplo, através de uma simples leitura de um jornal, de uma revista ou de um cartaz publicitário, enquanto passeamos pela rua. Onde quer que estejamos, haverá sempre uma mensagem escrita.
  Por outro lado, com a escrita, podemos expressar-nos de forma crítica ou não a um determinado assunto que nos interessa, ficando assim registada a nossa opinião que poderá mais tarde interessar a outros, proporcionando-nos a possibilidade de troca de informações e conhecimentos.
 Em suma, seria inimaginável o ser humano não recorrer à escrita no seu dia à dia.

Guilherme, 9º C (2013/2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário