Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 1 de março de 2011

Ana Rita Costa Pereira - Escritora

Entrevista


Olá! Estamos aqui para vos dar a conhecer melhor a escritora da nossa escola Ana Rita Costa Pereira.
Natural de Espairo, esta jovem de apenas 16 anos já se apresentou no mundo dos livros com duas obras “O sótão da D. Joana” e “Mundo de Magia”.
C: Tudo bem Rita?
AR: Sim, muito obrigada.
C: Com que idade começaste a escrever livros?
AR: Logo após completar treze anos.
C: O que te motivou para isso?
AR: Não sei ao certo. Talvez tenha sido o gosto por livros e por tudo o que eles escondiam que sempre demonstrei ter. Depois de ler tanta coisa e com tanto gosto pela escrita, não foi preciso muito mais para que um oceano de inspiração que invadisse ansioso por chegar ao papel.
C: Como vai a escrita do novo livro?
AR: Está na fase terminal, mas com todo o tempo necessário para os estudos tenho-me desleixado um pouco na escrita. Contudo, não deixo de arranjar um pouco de tempo, por alguns minutos que sejam, para fazer aquilo que realmente gosto de fazer, escrever.
C: Para além da escrita quais os teus outros passatempos?
AR: Gosto imenso de ler, ver séries policiais e ver filmes. Sou uma adolescente completamente normal que gosta de ouvir música e ver filmes.
C: Consegues conciliar a tua vida escolar com a escrita dos livros?
AR: Até agora sim. Apesar de os estudos me tirarem muito mais tempo nesta fase, consigo arranjar alguns minutos para escrever, de vez em quando.
C: Quais são as tuas tarefas em casa?
AR: Ah, as minhas tarefas! (sorriu) Costumo ajudar nas tarefas domésticas: lavar a loiça, lavar o chão, aspirar, …
C: Qual a tua sensação ao chegar aos estúdios da SIC?
AR: Surreal! Não fazia a mínima ideia do que estava realmente a acontecer. Parecia que tudo não passava de um sonho e que a qualquer momento iria acordar no mundo real. A Rita e o Francisco foram espetaculares, até mesmo nos bastidores. Aceitaram de imediato tirar fotos com toda a gente.
C: Alguma vez imaginaste chegar tão longe?
AR: Para dizer a verdade, devo muito a todas as pessoas que me apoiaram neste percurso, como os meus pais, a minha irmã e a minha prima, Dora Cristina. Sei que posso contar sempre com eles. Se cheguei onde cheguei, foi graças a eles.
C: Como foi a reacção dos teus amigos no dia seguinte à tua ida à televisão?
AR: Foi diferente. Até aquele momento ainda era uma desconhecida na “escola nova”, o “liceu”, mas depois daquele dia, foi tudo completamente diferente. E eu que sempre gostei tanto de passar despercebida.
C: Agora passando aos livros. De que fala o teu primeiro livro “O sótão da D. Joana”?
AR: O sótão da D. Joana conta a história de uma jovem rapariga de treze anos que numa noite tempestuosa decide ir explorar o sótão da avó, após ouvir alguns barulhos misteriosos. No entanto, percebe que aquele sótão é tudo menos normal e que um grande desafio espera por ela. Esta história mostra que não devemos fazer juízos precipitados das pessoas que nos rodeiam.
C: E o segundo livro, o “Mundo de Magia”?
AR: É a continuação do primeiro livro. A jovem, Rita, descobre que é a herdeira ao trono de um mundo paralelo e que um familiar malvado detém o poder. Como sempre o Bem derrota o Mal. Cada um dos livros revela um segredo da avó da Rita, a D. Joana.
C: Já que estamos a falar dos teus livros podes-nos dar um veredito sobre o teu terceiro livro?
AR: O terceiro livro, que ainda não tem título, vai contar a história de um grupo de jovens que, vendo a humanidade ser substituída por extraterrestres, aceitam a missão de salvar a nossa espécie.
C: Onde é que vais buscar toda a tua inspiração e imaginação?
AR: A todos os que me rodeiam, aos pequenos momentos, aos livros, aos sorrisos dos amigos e à ternura da família. A inspiração é como a alegria, está por todo o lado, basta saber onde a encontrar.
C: Passando à leitura qual é o tipo de obras que gostas de ler?
AR: Tenho uma preferência inevitável por ficção científica e aventura. Gosto muito de Harry Potter, Eragon, e outros do género. Contudo devo admitir que os melhores livros que já li, foram: “A Cabana” de W. P. Young e “A Melodia do Adeus” de Nicholas Sparks.
C: E o teu escritor favorito qual é?
AR: Não tenho uma preferência muito bem definida, mas gosto particularmente de Christopher Paolini, Nicholas Sparks, Isabel Allende, e outros mais.
C: Para além de ler como todas as raparigas da tua idade também gostas, como já afirmaste, de ouvir música. De que tipo de música gostas?
AR: Gosto de todo o tipo de música onde não esteja incluída a música tecno. Pop, rock, reagge, etc., ouço de tudo um pouco. Não posso deixar de confessar a minha preferência pelos Muse, Kings os Lion, e outros tantos que fazem por revolucionar a música de hoje.
C: Muito obrigada nos teres disponibilizado algum do teu tempo.
AR: O prazer foi todo meu. Que continuem a fazer boas entrevistas.

 
Aurora Cavaleiro, Luís Pedro Osório e Margarida Pereira, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário