Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval / Entrudo

Carnaval! Sinónimo de festa onde se pode fazer de tudo que “ninguém leva a mal”!
As origens do Carnaval remontam à Antiguidade e foram, posteriormente, recuperadas pelo cristianismo.
O Carnaval é o período que antecede a Quaresma e vai desde a chamada Epifania até à Quarta-feira de cinzas (este ano no dia 8 de Março – Dia de Carnaval). Uma das imposições da Igreja era que durante a Quaresma não se comesse carne. O Carnaval simboliza o período em que se diz o "adeus à carne". Crê-se mesmo que o nome Carnaval advém deste facto: "carne nada vale".
Foi nas cidades de Veneza e Paris que nasceu a festa carnavalesca com desfiles como hoje a conhecemos. Destas cidades partiu a tradição de festejar o Carnaval e que se realiza um pouco por todo o mundo. Destes grandes desfiles salienta-se o do Rio de Janeiro inspirado no Carnaval francês e um dos mais procurados do mundo.
Os festejos carnavalescos, que culminam na terça-feira de Carnaval, iniciam-se no Domingo Magro e continuam no Domingo Gordo. Ao longo de todo o Carnaval sucedem-se os festejos populares, em que cada povo se diverte segundo os seus costumes.
O nome entrudo é bem português e remonta, pelo menos, à Idade Média. No Brasil, o costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido pelos portugueses, julga-se que no século XVI.
Em Portugal, a tradição carnavalesca estende-se de Norte a Sul e aos Arquipélagos. Muitos com uma tradição secular. Salienta-se o de Torres Vedras, que tem o Carnaval mais antigo e apelidado o mais português de Portugal. O povo desta cidade mantém-se fiel à tradição, não cedendo à tentação de introduzir, por exemplo, o samba nos seus festejos.
Para além deste há outras localidades a festejarem o Carnaval e que atraem milhares de espetadores para as suas ruas. São disse exemplo o Carnaval de Ovar, Mealhada, Loulé e da Madeira.
Os entrudos são bonecos de grandes dimensões.
Os gigantones, são figuras humanas muito grandes, de cerca de 3 a 4 m de altura e são tipicamente portugueses.
Os cabeçudos, são figuras humanas de tamanho igual a uma pessoa e também são tipicamente portugueses.
Mas, caros Ciclistas, se gostam de festejar o Carnaval… nada de excessos. Não se esqueçam que somos livres de fazer o que queremos! Mas… a nossa liberdade termina quando interfere com a liberdade dos outros! Mesmo que seja só a brincar!!
Divirtam-se.
Muita alegria e brincadeira.
Bom Carnaval!



A equipa de O Ciclista (Clube de Jornalismo)

Sem comentários:

Enviar um comentário