Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnaval ou Entrudo

O Carnaval ou Entrudo é um período festivo que antecede a Quaresma, não acontecendo em data fixa, antes dependendo do calendário lunar.
Esta época tem origens muito anteriores ao Cristianismo. Na antiga Roma, os festejos prolongavam-se por sete dias, em honra do deus Saturno e praticavam-se em casa, nas ruas e praças da capital do império. Todos os excessos eram permitidos e até os escravos participavam neles.
No século XI, a Igreja Católica instituiu a Semana Santa antecedida por um período de quarenta dias de jejum. Um tão longo período de privações e sacrifícios acabaria por incentivar um conjunto de festividades que precediam a Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma. Era como que um “adeus à carne”ou “carne vale”. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privações (não era permitido o consumo de carne), estes dias eram chamados de gordos, especialmente a Terça-feira gorda, último dia de folguedos.
Cada lugar, cada cidade brincava a seu modo, de acordo com os seus costumes e, nalguns apareciam grandes bonecos, chamados de “entrudos” As festividades do povo eram diferentes das festas da nobreza ou da burguesia.
Ainda hoje, estes festejos adquirem formas muito diferentes, havendo uns mais genuínos, outros muito influenciados por outros carnavais, nomeadamente o do Rio de Janeiro.
Perdeu-se a espontaneidade de outros tempos em que as pessoas se mascaravam e brincavam recorrendo à sua imaginação e aos materiais que tinham à mão. Contudo, estes festejos que tiveram um começo tão longínquo, continuam a entusiasmar multidões que, muitas vezes, se deslocam a grandes distâncias para buscarem momentos de diversão.

Laura Pinto, Professora

Sem comentários:

Enviar um comentário