Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 27 de março de 2011

Dia Mundial do Teatro

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DO TEATRO
Teatro – Lugar ou casa onde se representam comédias, tragédias, farsas, revistas, etc. (Definição, segundo o dicionário de Língua Portuguesa).
A palavra Teatro está intimamente ligada ao conceito de Drama. E o que significa Drama? A palavra drama é originária da Grécia Antiga e significa acção.
E o que é Dramaturgia? Dramaturgia consiste na Arte da composição do DRAMA e a sua representação em palco, (na rua, ou noutro sítio qualquer), nas mais variadas formas.
O Teatro é uma arte que depende do público, o qual por sua vez interage com os artistas através dos aplausos, podendo, por vezes, reorientar o desfecho de uma representação. Cada espetáculo é único, e é isso que faz do Teatro uma Arte Espetacular!
Em 1961, o Instituto Internacional do Teatro / UNESCO instituiu o dia 27 de Março como o Dia Mundial do Teatro.
A partir de então, a data é assinalada em todo o mundo com espectáculos e outras actividades.
Portugal tem uma grande tradição de Teatro, e segundo estudos Iconográficos, já há registos que remontam ao séc. XVI (segundo “APONTAMENTOS SOBRE ICONOGRAFIA TEATRAL: Os Esboços Cenográficos de Inácio de Oliveira Bernardes” (Maria João Brilhante; Centro de Estudos de Teatro).
E um pouco por todo o lado, em Portugal, também se comemora esse dia. No final desta reportagem deixamos alguns sítios para quem quiser ocupar o fim-de-semana com uma ida ao TEATRO (infelizmente poucas são as opções aqui por perto…).
“Assim também eu!” vai estar na Mealhada no próximo dia 26 de Março, pelas 21h30, no Cine-Teatro Municipal Messias (Mealhada).  http://www.cm- mealhada.pt/index.php?id_not=772&tipo=1&acao=destnot_com.php 

“República(S)” - Sala Grande | 23 a 27 de Março | Quarta a Sexta | 21h30 | Sábado | 16h | Domingo | 21h30
No  Teatrão – Coimbra (ao lado do Continente)   http://oteatrao.blogspot.com/2011_03_01_archive.html

Óh Zé põe-te em pé “ - Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011- 21:30h

Centro Cultural Prof. Élio Martins - Silveiro - Oliveira do Bairro -     http://centroculturalsilveiro.blogspot.com/


A título de informação:
- O Clube de Teatro e Expressão Dramática, da Escola Básica Nº 2 de Anadia, funciona desde o ano letivo de 2008/2009.
No ano letivo anterior, funcionou em conjunto com o Clube de Fantoches, tendo realizado diversas atuações ao longo do ano, sobre os mais variados temas. O clube conta sempre com o apoio da Biblioteca da nossa escola, de professoras de Língua Portuguesa, do Clube de Jornalismo, das ATO, de docentes de EV/ EVT e de outras áreas disciplinares, de outros alunos não inscritos (na montagem do palco e cenários, foto – reportagem, maquilhagem, etc.) e de Encarregados de Educação, que em muito colaboram nomeadamente no que diz respeito ao vestuário e adereços.
O clube também conta com ajuda do Professor José Luciano, que colabora na parte da compilação das músicas e nas apresentações ao público.
O CTED da nossa escola tem como objectivo aprofundar o espírito de grupo, de entreajuda e o respeito pelo outro; relacionar-se harmoniosamente com o corpo; reforçar os conhecimentos adquiridos na Língua Portuguesa, nomeadamente o texto dramático / literário; desenvolver capacidades ao nível da expressão oral e escrita; aprender a utilizar/colocar a voz correctamente para comunicar; entre outros.
O clube procura, ao longo do ano, recriar/ adaptar textos e ou peças de teatro (exercitando a escrita, a oralidade e a criatividade), para apresentação à comunidade escolar.
Tem ainda como missão apoiar outros projectos do Agrupamento, como foi o caso do Desfile de Máscaras, cuja abertura foi dinamizada pelos alunos do Clube.
Horário de funcionamento do CTED: Terças feiras – Das 11:55h às 12:40h, na sala EVB. Ainda há vagas!


Alice Lourenço, Professora Responsável

Sem comentários:

Enviar um comentário