Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Hoje, dia 8 de Março é o Dia da Mulher!
Uma das jornalistas de O Ciclista, a Aurora Cavaleiro, escreveu sobre este Dia.
Porque o Dia da Mulher não se limita apenas ao dia 8 de Março.
Todos os dias são: o Dia da Mulher!
Um bem-haja a todas as mulheres.

A equipa de O Ciclista




O Dia Internacional da Mulher, celebra-se a 8 de Março.
A ideia de celebrar um dia da mulher surgiu desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No entanto, a sua origem reporta-se às manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Destas mulheres destacamos Alexandra Kollontai e Clara Zetkin.
O dia da manifestação destas mulheres de São Petersburgo data de 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano (o nosso), é o dia 8 de Março.
Mas, só depois de 1975, em sinal de apreço pela luta então travada, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Março fosse considerado o Dia Internacional da Mulher.
Ao longo dos anos, muito foi feito para melhorar os aspetos discriminatórios tidos em relação às mulheres, mas ainda há muito a fazer.
Em certos países, por exemplo na Arábia, as mulheres são como que um "brinquedo" para os homens.
Ainda nos dias de hoje, as mulheres são postas abaixo dos homens, são discriminadas, o que não é justo porque as mulheres, no que toca à sociedade são iguais aos homens. Por exemplo, no geral as mulheres, podem fazer um trabalho igual ao dos homens mas ganham menos.
Nos países árabes, as mulheres andam todas tapadas com lenços na cabeça, e todos os anos muitas lutam para que isso deixe de acontecer.
Antigamente, as mulheres não podiam ir à escola, não podiam montar a cavalo com uma perna de cada lado, tinham de usar saia e ainda hoje são consideradas o sexo fraco.
No nosso país existem mulheres de grande renome como a Joana Carneiro, maestrina de grande sucesso, Isabel Alçada, escritora reconhecida e ministra da Educação, Maria de Lourdes Pintassilgo, que foi Primeiro-Ministro, entre muitas outras.
O dia da Mulher continua a ser celebrado todos os anos, não só em homenagem às mulheres que o criaram, mas também para que se faça algo pelas mulheres de todos os países.
Com este texto O Ciclista pretende sensibilizar as pessoas para a igualdade entre o homem e a mulher.


Aurora Cavaleiro, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário