Foram muitas as actividades realizadas durante a Semana da Leitura, nomeadamente uma pequena exposição alusiva ao evento e que está no polivalente.
Ao longo da semana desenvolveram-se vários concursos que passamos a descrever.
No Concurso “Procuro… para saber”, os alunos participaram em grupos de dois. Foram vários os temas propostos: Ambiente/ecologia; Saúde; Direitos humanos; História; Zoologia e Desporto.
Cada grupo podia escolher apenas um dos seis temas propostos e depois era só responder, durante 10 minutos, às três questões relativas a esse tema. Esta actividade decorreu durante toda a semana.
“O cubo da sabedoria” também era um concurso de equipas. Cada equipa era constituída por um mínimo de três participantes e um máximo de cinco. Um elemento da equipa lançava o cubo, e em seguida tinham de responder ao tema correspondente à face do cubo que saía na jogada. Caso não respondessem correctamente, a vez passava à equipa oposta. O mesmo acontecia quando a face obtida no lançamento do cubo se apresentava sem tema. Cada equipa tinha vinte segundos para responder. O limite era de 12 lançamentos por equipa.
No “Concurso de leitura”, a cada aluno foi dado um texto para ler (um para o 2º ciclo e outro para o 3º). Um júri, constituído pelos elementos docentes da equipa da biblioteca e por uma aluna, avaliou a leitura de cada participante.
Os vencedores receberão um prémio, a ser entregue no final do terceiro período.
Na actividade “Ler com vários sotaques”, alunos estrangeiros leram um texto.
Outras actividades da Semana da leitura:
“Jogo das correspondências” em que tinha de se fazer a ligação do autor à obra.
“ Na pista do pormenor” com perguntas sobre a obra de Sophia de Mello Breyner.
“ Constrói o texto” em que tinha de se ordenar um texto.
Participantes nas actividades:
Ao longo da semana desenvolveram-se vários concursos que passamos a descrever.
No Concurso “Procuro… para saber”, os alunos participaram em grupos de dois. Foram vários os temas propostos: Ambiente/ecologia; Saúde; Direitos humanos; História; Zoologia e Desporto.
Cada grupo podia escolher apenas um dos seis temas propostos e depois era só responder, durante 10 minutos, às três questões relativas a esse tema. Esta actividade decorreu durante toda a semana.
“O cubo da sabedoria” também era um concurso de equipas. Cada equipa era constituída por um mínimo de três participantes e um máximo de cinco. Um elemento da equipa lançava o cubo, e em seguida tinham de responder ao tema correspondente à face do cubo que saía na jogada. Caso não respondessem correctamente, a vez passava à equipa oposta. O mesmo acontecia quando a face obtida no lançamento do cubo se apresentava sem tema. Cada equipa tinha vinte segundos para responder. O limite era de 12 lançamentos por equipa.
No “Concurso de leitura”, a cada aluno foi dado um texto para ler (um para o 2º ciclo e outro para o 3º). Um júri, constituído pelos elementos docentes da equipa da biblioteca e por uma aluna, avaliou a leitura de cada participante.
Os vencedores receberão um prémio, a ser entregue no final do terceiro período.
Na actividade “Ler com vários sotaques”, alunos estrangeiros leram um texto.
Outras actividades da Semana da leitura:
“Jogo das correspondências” em que tinha de se fazer a ligação do autor à obra.
“ Na pista do pormenor” com perguntas sobre a obra de Sophia de Mello Breyner.
“ Constrói o texto” em que tinha de se ordenar um texto.
Participantes nas actividades:
Os prémios dos concursos serão entregues no final do ano.
Agradecemos à equipa da Biblioteca Escolar, por uma semana diferente e muito agradável. Obrigada pelas informações que nos deram.
Agradecemos à equipa da Biblioteca Escolar, por uma semana diferente e muito agradável. Obrigada pelas informações que nos deram.
Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista
Sem comentários:
Enviar um comentário