Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comemoração do 25 de Abril

Mais uma vez, o grupo de História da nossa Escola comemorou o 25 de Abril.
No Polivalente está uma exposição muito bonita, que nos mostra poemas, imagens e muitas outras coisas acerca da Revolução de Abril. Também passaram músicas que foram muito importantes nessa data, nomeadamente “Grândola Vila Morena”, “Uma Gaivota Voava” e “E depois do Adeus”.
No dia 26, pelas 10 horas, alguns alunos do 6º ano, das turmas B, C, D, E e F e do 9º ano, das turmas B, C e D, assistiram a um colóquio, na B4, sobre o 25 de Abril.
A sala estava organizada de modo diferente das aulas normais. As mesas estavam alinhadas na parte da frente e havia depois muitas cadeiras para a assistência, onde estávamos nós e mais duas professoras de História: a Dra. Ana Cruz, do 6º ano e a Dra. Teresa Paula Rodrigues, do 9º Ano.
Na mesa estava o nosso Director, Dr. Elói Gomes, o Comissário para as comemorações do 25 de Abril, Prof. Coimbra, o Presidente da Assembleia Municipal de Anadia, Dr. Luís Santos, os deputados Dra. Alexandra Henriques, do PSD, Dra. Lúcia Cêrca, do PS, Sr. João Morais, do PCP e Dr. João Tiago Castelo Branco, do CDS e a Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Dra. Aldora Carvalho, nossa professora de HGP.
O colóquio iniciou-se com a passagem de um vídeo relacionado com a Revolução de Abril.
O Sr. Comissário começou por constituir a mesa. De seguida enalteceu a exposição e o filme de abertura, organizados pelo grupo de História da Escola, e falou um pouco do 25 de Abril.
A Dra. Aldora agradeceu a presença de todos os elementos da mesa, dos alunos, das “duas repórteres” de O Ciclista e dos professores de História e realçou o trabalho realizado pelo grupo que organizou a exposição e o colóquio. Agradeceu, também, ao Director do Agrupamento todo o apoio prestado.
O Sr. Comissário, Prof. Coimbra, disse que passava a palavra ao Presidente da Assembleia Municipal para este dirigir os trabalhos com os deputados, acrescentado que o encerramento do colóquio seria feito pelo Director do Agrupamento.
O Presidente da Assembleia foi passando a palavra a todos os deputados e também ele discursou. Todos eles falaram não tanto do 25 de Abril, mas de experiências por eles vividas.
De seguida os alunos colocaram algumas perguntas aos convidados e eles deram as respostas.
Os alunos do 9º ano perguntaram sobre a nova escola e quiseram saber se uma escola tão grande não iria aumentar os problemas do bullying. O presidente da Assembleia disse que o bullying já existia antes e deu um exemplo pessoal do seu primeiro dia de aulas e de cardos no campo de futebol do colégio de Oliveira do Bairro.
O colóquio terminou, mas o nosso Director acabou por não falar, porque o Presidente da Assembleia Municipal agradeceu a presença de todos e, por isso, levantámo-nos e saímos, pois já era um pouco tarde.

Adriana Matos, Carlota Oliveira e Sofia Pedrosa, O Ciclista
Fotos de Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário