Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 18 de abril de 2010

1989: Miguel Torga esteve na nossa Escola

E registou a visita no seu Diário:

"Anadia, 29 de Junho de 1989

Vim aqui ver-me exposto e explicado aos alunos de uma escola preparatória. Carinhosa e inteligentemente, de resto. E a recordar no rosto feliz de todos os professores que me rodeavam o do senhor Botelho quando publicamente me afiançava ao futuro, e na alegria de todas as crianças que me festejavam a minha própria alegria infantil nas grandes horas lectivas, esqueci por instantes as agruras da via dolorosa ali patenteada. Um poeta não tem biografia. Tem destino. O meu foi talhado no dia longínquo, dum tempo que momentaneamente me pareceu abolido, em que um velho mestre convenceu um calejado pai de que uma pena letrada pesava menos do que a rabiça do arado. Não era verdade. Mas até eu acreditei. E paguei-o caro, como o demonstrava aquele estendal de provas que para os demais significava uma glorificação, e para mim era apenas um sudário esfarrapado."

Miguel Torga, in “Diário XV”, Coimbra, 1990

Sem comentários:

Enviar um comentário