Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O ascensor do Bom Jesus de Braga

Passámos o fim-de-semana de Páscoa em Braga. No sábado decidimos aproveitar o sol que fazia e fomos passear pelo parque do Bom Jesus. Assim que vimos o ascensor, pedimos para viajar nele. O nosso pai explicou-nos como funciona e, como achámos muito interessante, vamos partilhar com todos os ciclistas.
Na realidade, o ascensor é um funicular. Situa-se no Santuário do Bom Jesus do Monte e a gestão é feita pela Confraria do Bom Jesus do Monte.
O funicular foi o primeiro a ser construído na Península Ibérica e foi inaugurado a 25 de Março de 1882. O que os faz mover é um sistema de contrapeso de água. São dois funiculares e em cada um deles há um depósito que é cheio de água no final de cada viagem. O funicular desliza pela encosta. Este desce com o peso da água e vai puxar o outro para cima, através de uma corda de aço. Quando um dos funiculares chega lá acima é novamente cheio de água e quando chega lá baixo despeja a água. A deslocação dos dois funiculares faz-se devido à diferença de pesos entre os dois. Este é o funicular mais antigo do mundo, ainda em serviço, a usar esta técnica.
O percurso do funicular é paralelo a uma escadaria enorme do Bom Jesus.
Nós gostámos muito de fazer este percurso. Se alguma vez forem a Braga, experimentem!

Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário