Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Concurso Ler e Aprender



O concurso Escolar Ler & Aprender 2017, promovido pela Biblioteca Municipal de Anadia teve, como já noticiámos anteriormente, a participação dos alunos do nosso Agrupamento, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. Foram cinco os alunos premiados. Contudo, o nosso jornal irá dar visibilidade a todos os textos escritos pelos nossos alunos, fazendo referência, como não poderia deixar de ser, aos alunos que obtiveram os lugares cimeiros.
A ordem de apresentação é por ciclo de ensino e por género, primeiro os textos do género narrativo, seguidos do género lírico. Iniciamos com o 1.º Ciclo e terminamos com o ensino secundário. No fim de cada ciclo serão publicados os textos classificados respetivamente em 2.º ou 1.º lugares.
O Ciclista expressa a todos os concorrentes os parabéns pelos textos escritos, em particular e mais uma vez aos grandes vencedores Aurélio Gabriel Neves Duarte, Margarida Oliveira Jesus, Inês Alves Neves, Inês Ribeiro Silva e Pedro Ismael da Rocha Costa.
Graça Matos, O Ciclista

O desentendimento da Dory e do Nemo!
(A amizade da Dory e do Nemo)
Era uma vez uma menina chamada Francisca que tinha dois peixinhos. A Francisca tem dez anos, olhos e cabelos castanhos; é morena, alta e magra. Ela é supersimpática e divertida. Os amigos chamam-lhe Kika.
A Kika ganhou dois peixinhos, no dia do aniversário do seu irmão. Ele ofereceu-lhos quando fez um ano de idade, para que a sua irmã também tivesse um presente nesse dia especial. Ela ficou muito feliz, porque ganhou dois novos amigos.
Os peixinhos chamam-se Dory e Nemo. A Dory e o Nemo são dois peixinhos adoráveis. A Dory é azul, tem umas grandes barbatanas e é muito teimosa e vaidosa. O Nemo é cor de laranja, gorducho e mais teimoso ainda do que a Dory. Ambos vivem num aquário enorme, que está pousado no balcão da cozinha da Kika, com uma gruta no meio, algas e pedras do oceano. A gruta é muito especial para os peixinhos, pois tem um esconderijo secreto e misterioso que só eles conhecem.
A Dory e o Nemo não vivem um sem o outro, mas passam o dia a embirrar.
Um dia de manhã, a Francisca foi dar-lhes o pequeno-almoço.
- Bom dia, meninos! Estão bem dispostos, hoje? - perguntou a Francisca.
Os peixinhos cumprimentaram a sua dona, dando uma volta rápida ao aquário.
- Vou dar-vos o vosso pequeno-almoço favorito, mas não quero guerras! - avisou a Francisca.
- Kika, hoje prometo que não vou embirrar com a vaidosa da Dory! - prometeu o Nemo.
- Dory!? Como vai ser hoje? - interrogou a Francisca.
- Tudo depende do meu amigo gorducho! - respondeu em tom de ironia a Dory.
A Francisca sabia que havia sempre luta para ver quem comia primeiro pois, quem comia primeiro, ocupava o lugar secreto da gruta.
No dia anterior, tinha havido uma grande luta entre eles, mas a Kika pô-los na linha! Envergonhados, a Dory e o Nemo tinham obedecido à sua dona, com respeito e gentileza.
Desta vez, tomaram o pequeno-almoço com calma e sem guerras.
- Afinal vocês são grandes amigos! - exclamou a Francisca muito feliz.
A Dory e o Nemo responderam em coro:
- Sim, nós percebemos finalmente que somos verdadeiros amigos.
- Podem ir brincar para o vosso lugar secreto da gruta! - disse a Kika.
A Dory e o Nemo entenderam que o respeito e a partilha são fundamentais para a existência de uma amizade verdadeira e para poderem viver os dois, no mesmo aquário, em paz.
Eu chamo-me Francisca e, ao observar os meus peixinhos, aprendi muitas coisas. O meu "aquário", que é a casa onde vivo, é muito maior do que o deles, mas não é só meu. Pertence a toda a minha família e, para que todos lá possamos viver felizes e em paz, tem de haver muito respeito, espírito de partilha e uma verdadeira amizade entre todos nós. Tal como a Dory e o Nemo, nós também somos diferentes, por vezes, embirramos uns com os outros e, há dias, em que por alguma razão, um de nos está mais "maldisposto". Mas temos uma coisa muito importante em comum: gostamos todos muito uns dos outros e não nos imaginamos a viver separados.
Francisca Vieira, 4.º ano, turma B, EB Vilarinho do Bairro

Sem comentários:

Enviar um comentário