Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Momentos de diálogo


Um cão misterioso


Ia eu a passear numa rua com a minha mãe, quando de repente ela perguntou:
- Guilherme, achas uma boa ideia irmos dar uma volta pelo Parque Municipal?
- Na minha opinião, tanto me dá como se me deu, tu é que sabes…
- Vamos lá então, digo ao teu pai e ele vai ter connosco.
Lá fomos nós. Quando chegámos ao parque, encontrámos como era habitual cães, gatos e outras pessoas a passear, jovens adolescentes a namorar, outras famílias que levaram as crianças a brincar, entre outros.
A determinada altura do passeio, reparei que um dos cães, que se andavam a divertir,
era vadio, ou seja, não tinha dono. Na nossa cidade não encontramos cães vadios nas ruas, pois todos são capturados pelas autoridades que os levam para o canil. Decidi, então, adotá-lo, pois algo naquele cão me chamava à atenção, era um cão meigo, calmo e submisso, mas que tinha uma característica estranha, não ladrava. Com três horas de passeio, ouvi mil vezes todos os cães ladrar, exceto um, o tal.
Entretanto, ao trazê-lo para casa, parámos na loja onde se vendem artigos para cães, comprámos-lhe também ração. Quando a minha mãe colocou a ração e a trela na mala, pareceu-me ouvir uma voz vinda do meu interior que dizia: “Não, trela não!” Primeiramente, pensei que fosse tolice minha, mas com o andar da viagem ouvia cada vez mais aquela voz até que chegámos a casa e decidi ir buscar a trela à mala. Tinha desaparecido!
Quando questionei sobre a trela à minha mãe, ela disse que a tinha colocado na mala, mas e o cão?!
Tinha fugido, fiquei perplexo com a situação. Será que foi por causa da trela que fugiu? E será que era ele a falar?!
A isto não sabia responder, mas uma coisa é certa, este é de facto um cão inteligente. Só foi pena ter desaparecido…

Guilherme Costa, nº 12, 8º C

Sem comentários:

Enviar um comentário