Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 12 de maio de 2013

A união faz a força


No México, em algumas cidades mais pobres, não há grande qualidade de vida. Por essa razão, os seus habitantes não são devidamente instruídos, não têm princípios nem uma educação apropriada e alguns deles até maltratam as pessoas.
Certo dia, durante alguns dias, tinham ocorrido várias tempestades fortes que provocaram estragos e árvores derrubadas. Após as tempestades, aconteceu algo que marcou muito uma pequena e pobre cidade mexicana.
Era uma manhã de inverno e estava um dia cinzento, os habitantes tinham de ir para os seus trabalhos. Como era normal, as estradas estavam escorregadias e as pessoas estavam apressadas. O problema é que uma árvore tinha caído mesmo em frente à estrada principal por onde todos passavam. Então, os condutores apressados buzinavam, porque queriam ir para o seu emprego. De repente, surgiu uma barulheira enorme, ninguém podia aguentar, a fila que se formou de carros era gigante, as pessoas estavam irritadas, impacientes e já ninguém se falava bem e educadamente. Para piorar a situação, começou a chover torrencialmente, mas houve um ato que deixou o “mundo” de boca aberta.
Um menino, que estava a ir para escola a pé, com a sua mochila às costas, com o carapuço na cabeça para não se molhar com a chuva, ao ver toda aquela confusão, sensibilizou-se com aquelas pessoas desorientadas, envergonhou-se e entristeceu-se com as atitudes que elas estavam a ter. Como era uma criança inteligente, parou para pensar e agiu. Ele era humilde, solidário e dinâmico. E, então, pousou a mochila no chão e em frente à multidão, aproximou-se do tronco e tentou pegar nele com toda a sua força.
As pessoas ficaram espantadas e surpreendidas com o ato daquela criança. De seguida, o pequeno gesto contagiou-as. Por outro lado, também por pena e amor ao jovenzinho, tentaram ajudar. Foi um ajudar, foram dois, três, quatro, cinco, e juntaram-se mais e mais … e quando deram por si, estavam todos com as suas forças reunidas para pegar no tronco. Assim que começaram a olhar para o chão para ver os resultados e viram que o tronco estava a meio metro do solo, algumas delas pensaram como aquilo seria possível, mas outras acreditaram em si mesmas e na união, porque na verdade: “A união faz a força”.
  De repente, parou de chover e um sol resplandecente surgiu entre as nuvens como se a natureza também estivesse contente pelo que aquelas pessoas tinham feito e lhes estivesse a demonstrar o seu belo sorriso.
Seguidamente, os habitantes pegaram no tronco e, com espírito de entreajuda, colocaram-no no outro lado da estrada para todos poderem passar e continuarem o seu destino.
 E assim se passou aquela manhã que marcou toda a gente que ali estava presente e os restantes habitantes que mais tarde vieram a saber da notícia. Com o sucedido, as pessoas passaram a acreditar em si mesmas e constataram que poderiam vir a ser melhores e, se seguissem o exemplo daquela criança inocente e solidária, poderiam mudar a relação que tinham entre todos e a qualidade de vida poderia mudar com a ajuda de cada um.

Sofia Ferreira, nº 23, 8º F

Sem comentários:

Enviar um comentário