Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia Internacional das Famílias


15 de Maio de 2013



Celebrado desde 1994, o Dia Internacional da Família reveste-se de uma importância extraordinária na medida que é a base da educação.
A família apresenta um sem número de deveres e de direitos e a sua responsabilidade vai muito além do simples cuidar da alimentação, do vestuário, da educação, ou mesmo da saúde dos seus.
A família é a primeira a sensibilizar, a promover e até a demonstrar que a união, o respeito, a compreensão, o diálogo e o amor são fundamentais para estabelecer qualquer relacionamento.
A família é o coração de qualquer sociedade.
Para celebramos este Dia apresentamos o texto da nossa Ciclista, Margarida Lagoa. Vamos apreciá-lo…

Graça Matos, O Ciclista

 

A boa caridade começa em casa


Era uma vez duas famílias muito diferentes. Uma era muito rica e a outra, muito pobre.
A família muito pobre vivia num bairro, numa casa muito modesta, mas ao mesmo tempo bastante alegre. Era, de facto, uma família muito unida. Todos os dias, os serões eram passados diante da lareira, onde se contavam mil e umas aventuras, desde as que se tinham passado nesse dia às que o pai contava, mas também se ouviam lições de moral sobre solidariedade, disciplina e a boa educação. Como os filhos não tinham aparelhos eletrónicos, tudo aquilo para eles era mágico e nem imaginavam outro tipo de final de noite.
Na casa da família rica, era tudo muito diferente. Em vez de viverem num bairro, claro, viviam num condomínio de luxo, numa mansão. Quanto aos finais de tarde e até os serões, esses sim eram bastante diferentes. Pois os filhos, assim que chegavam a casa, deixavam a mochila no hall de entrada, para a D. Lurdes, a pobre empregada, levar para o quarto, e corriam para o luxuoso computador e ali ficavam horas a fio sem ligar nada aos pais, que por sinal também nada lhes diziam.
Na escola, os meninos da família abastada faziam questão de se afastar sempre das crianças da família com menos recursos. Mas, um dia, o inesperado aconteceu!
Francisco, o menino rico, fora deixado de parte pelo seu grupo de amigos, porque os seus pais ainda não lhe tinham comprado o telemóvel mais xpto, isto é, mais sofisticado do mercado, como todos os outros pais.
Nesse dia, Francisco andou muito em baixo, afastando-se de tudo e de todos. Mas, José, o rapaz pobre, lembrando-se de tudo o que o pai lhe dissera todas as noites, foi ter com o Francisco.
As duas crianças falaram, riram, abraçaram-se. E, a partir daí, ficaram os melhores amigos. Francisco, por sua vez, esquecera todas as diferenças e agradeceu, agradeceu muito mesmo a atitude que aquele seu novo amigo tinha tido para com ele.
Nesse preciso momento, José percebeu a importância dos valores que os pais lhe haviam transmitido, durante toda a sua infância. E, a partir daí, ensinou-os ao seu novo amigo.

Margarida Lagoa, nº 17, 8º F

Sem comentários:

Enviar um comentário