Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 21 de maio de 2013

Momentos de diálogo


Que ovelha marada!

Era um dia normal de escola. Eu tinha ido ter com o Pedrinho e tinha-lhe dito:
- Passa para cá o dinheiro que eu preciso de ir almoçar!
Ele, cheio de medo, deu-me o dinheiro e foi-se embora a correr. Não vos tinha dito, mas eu era um menino muito rebelde e malcomportado, mas não porque queria. Tinha problemas em casa e a forma que eu tinha de descarregar era sobre os meus colegas que não se podiam defender.
Nesse dia, depois da escola no caminho para casa, ouvi alguém a chamar-me. Olhei para trás e não vi ninguém. Ouvi novamente a chamarem-me. Olhei para trás outra vez e a única coisa que vi foi o rebanho do Sr. Manuel e da D. Carla que costumava pastar ao lado da escola. Continuavam a chamar-me e eu comecei a ficar assustado e fugi.
Parei junto ao rebanho do Sr. Manuel e ouvi uma ovelha a falar comigo:
- Então?! Estás com medo?! Não fujas que eu não mordo – disse, entre risos.
- Tu não podes falar! Eu estou louco! As ovelhas não falam…!
- Não me estás a ouvir?! É claro que falo! Hoje vi o que fizeste ao meu amigo Pedrinho!
- O quê?! Eu não fiz nada! – menti.
- Eu vi! Escusas de mentir! – disse com voz assustadora – Se tu voltares a meter-te com alguém nem sabes o que te faço!
- Ai é?! E o que é que tu me fazes?
- Olha que eu sei onde é que tu vives! – exclamou de forma tenebrosa e segura de si, mas entre pequenos risinhos.
- Está bem! Não volta a acontecer! Não me faças mal!
- Eu não te faço mal, mas tens de começar a pensar nas consequências dos teus atos e no teu futuro…
E ela continuou a falar. Fez um grande discurso e eu comecei a olhar de outra maneira para aquela ovelha negra, gorda, pequena, com orelhas grandes e focinho um pouco achatado, suja, com um brinco que tinha muito estilo e olhos grandes. Comecei a achar que aquele pequeno animal talvez tivesse razão.
Tivesse razão ou não, na verdade, aquela conversa tocou-me e eu nunca mais fiz mal, nem ao Pedrinho nem a nenhum dos meus outros colegas.

Beatriz Santos, nº 4, 8º C

Sem comentários:

Enviar um comentário