Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Neve em Portugal

Dada a situação geográfica de Portugal Continental, a queda de neve é um fenómeno que se regista, na grande maioria dos anos, apenas nas áreas de maior altitude.
A primeira queda de neve, deste ano, nas terras mais altas das regiões norte e centro do continente ocorreu entre os dias 15 e 16 do mês de janeiro. Assim, no dia 16 de janeiro os habitantes das serras do Gerês, Alvão, Marão, Montemuro e Estrela acordaram com um belo manto de neve.
A passagem de uma superfície frontal fria por estas regiões permitiu que este fenómeno se verificasse na madrugada do dia 15, devido a fenómenos convectivos no ar pós-frontal.
De modo a engrandecer este fenómeno, a Federação Internacional de Esqui (FIS) instituiu o Dia Mundial da Neve a 22 de janeiro que, pela primeira vez, se celebrou em estâncias de esqui de 39 países. A celebração deste dia pretende despertar as crianças para as modalidades desportivas de inverno.
O presidente da FIS, Gian-Franco Kasper, acredita que este será um dos mais importantes dias para a FIS: “Queremos lembrar que os desportos de inverno são para todos, e o facto de muitos países já aceitaram participar no evento é uma grande notícia. Esperamos que o entusiasmo incentive as crianças a irem, muitas das vezes pela primeira vez, à neve. Desejamos que o evento contribua para a criação de uma nova geração de fãs da neve.”
Este dia foi comemorado em Portugal, no palco natural da segunda serra mais alta do país, a Serra da Estrela, e permitiu a dez crianças, de uma instituição, o contacto com os desportos praticados na neve.

A Equipa d´O Ciclista

N.B. Imagem retirada do "Jornal da Tarde, RTP".

Sem comentários:

Enviar um comentário