Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dia Europeu Por Uma Internet Mais Segura


Este ano foi escolhido o dia 7 de Fevereiro para celebrar o dia "Por Uma Internet Mais Segura" O grande tema deste ano é "Ligando Gerações e Educando-se Mutuamente".


  A Insafe, rede Europeia que promove a sensibilização para a segurança na internet, promove e alerta as pessoas para uma utilização mais responsável e segura das tecnologias online e telemóveis, especialmente entre os grupos etários mais baixos (crianças e jovens).
Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, o Agrupamento de Escolas de Anadia convida os professores do ensino básico, nas aulas de Formação Cívica, AAE, TIC ou outras, a dinamizarem atividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet.
Durante a 2.ª semana de fevereiro de 2012, os professores terão a oportunidade de introduzir, ou reforçar, o tema da Segurança na Internet entre os alunos, bem como consolidar os conceitos que, eventualmente terão sido, ou virão a ser, abordados em sala de aula.
Este ano o tema é “Aproximar Gerações” e o slogan é "descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança!".
Atividades que se propõem:
ü  Promover debates em sala de aula a propósito da segurança na Internet
ü  Levantar questões e promover o debate, utilizando os vídeos “Minuto Seguro” disponíveis em http://videos.sapo.pt/search.html?word=minuto+seguro ou usar os clips de áudio disponíveis em http://www.seguranet.pt/repositorymodule/category_view/id/25/
ü  Expor cartazes ou outras produções dos alunos a propósito do tema “Segurança na Internet”.  
ü  Fomentar a produção de textos ou pequenos artigos sobre “Segurança na Internet”, para serem publicados na página da Escola ou em blogues de turma.
Dada a pertinência e atualidade do tema, republicamos o artigo escrito, o ano passado, pelas três “repórteres” d´O Ciclista, Adriana Matos, Carlota Oliveira e Sofia Pedrosa:
As crianças e jovens são um grupo vulnerável, pelo que a utilização correcta das novas tecnologias deve ser bem divulgada e explicada a todos.
Há que fazer a promoção da cultura de privacidade, uma vez que a proteção de dados é um direito fundamental que assiste a todos os utilizadores da Internet.
Os perigos são muitos dos quais destacamos alguns que todos nós temos de evitar:
·         Falar com desconhecidos na Internet e dar-lhes os nossos dados pessoais, os tais desconhecidos podem, a partir dessa informação, saber a nossa morada, número de telemóvel, telefone, a nossa conta de correio eletrónico e muito mais…
·         As redes sociais que podem tornar-se perigosas…
·         Ver material impróprio.
·         Incitar à violência.
·         Quebrar a privacidade, nossa ou dos nossos colegas.
·         Marcar encontros “em linha” com pessoas desconhecidas e que podem ser pessoas más.
·         E… muito, muito mais.
Então, vamos todos seguir algumas regras básicas de segurança. Assim, devemos:
·         Não abrir correios eletrónicos de estranhos, eles podem ter vírus.
·         Guardar as nossas Palavra-passe só para nós e nunca as dizer a ninguém.
·         Comportarmo-nos sempre de forma educada.
·         Nunca dar informações sobre nós, para não sermos identificados. Não devemos dar o nosso nome, a nossa idade, o número de telemóvel ou do telefone de casa, a nossa morada, dizer a escola onde andamos, os nossos percursos escolares, ou mesmo a nossa foto.
·         Nunca marcar encontros com “amigos” feitos na Net, sem a presença e autorização dos nossos pais.
·         Pedir ajuda aos nossos pais e/ou aos nossos professores se tivermos algum problema.
Não nos podemos esquecer que quem está do outro lado pode ser quem nós não imaginamos e ser muito diferente daquilo que nos diz!
Vamos navegar em segurança, para sermos felizes e vivermos protegidos!

A Equipa d´ O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário