Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Língua Materna


Celebrar o Dia Mundial da Língua Materna não deve ser visto como mais um dia, mais uma efeméride. No momento em que a nossa língua sofre alterações tão profundas, impostas pelo acordo ortográfico, em que a aceitação de uns choca com a recusa de outros, temos de nos unir na defesa de uma utilização cuidada e digna. Como escrevia a nossa “jornalista” Sofia Matos há um ano atrás:
“… nós devemos amar a nossa língua, tratá-la e usá-la bem. Frequentemente lemos e ouvimos falar um português cheio de palavras estrangeiras. Podíamos todos tentar não as usar.
Vamos lá a ver alguns exemplos do que diariamente usamos: Pen, em vez de dizermos disco amovível, ya, em vez de sim, e-mail, em vez de correio eletrónico e muito, muito mais…
Mas, também temos palavras que já se “aportuguesaram”… Vamos ver alguns exemplos: sutiã (soutien), dossiê (dossier), claxon, e muitas, muitas mais!
Há ainda outras que os jovens normalmente utilizam na sua linguagem entre amigos, no fundo um abuso de linguagem como por exemplo: bué, beca, tipo, cena, yah, meu, minha, tass, seca, …
Mas, o que importa mesmo é sabermos distinguir os lugares onde estamos. Uma coisa é falarmos entre nós, outra é, por exemplo nas aulas. Nas aulas devemos cuidar da nossa linguagem. Também junto dos nossos familiares e em muitas outras ocasiões.
Palavrões? Esses não devemos usar nunca!
Vamos todos cuidar da nossa língua materna – a língua portuguesa!”




Carnaval

E, neste dia de Carnaval, desejamos a todos um Dia muito feliz.

A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário