Equipa d´O Ciclista

Clube de Jornalismo O Ciclista:

Coordenação: Dra. Graça Matos e Dra. Sara Castela

Alunas: Adriana Matos, Ana Neta, Beatriz Agante e Matilde Santos

Alunos: André Castro, Henrique Ferreira

Dra. Miquelina Melo – Membro Honorário

Endereço de correio eletrónico - cj.eb23anadia@gmail.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2016



Aprende a Descodificar o teu Mundo

“Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
Para 2016, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 24 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal. (…)
A biblioteca escolar faz parte do nosso mundo e se olharmos para ela com atenção, se percebermos o seu funcionamento, se a descodificarmos, seremos capazes de ter ideias que ajudem a torná-la (ainda) melhor.”


Assim decorreu na Biblioteca da Escola Básica de Vilarinho do Bairro a descodificação do mundo a ela associada:


Dia 12 de Outubro -  Exposição e palestra sobre  a “Guerra Colonial”, na Biblioteca Municipal de Anadia, para as turmas de 6º ano. 



Dia 14 de outubro - "X Mostra de Sopas", integrada no "Dia Mundial da Alimentação" (PES – Projeto Educação para a Saúde). A Biblioteca associou-se, como velho hábito de dois lustros, confecionando uma sopa, exótica no paladar e no tema, “sopa chinesa de frango com legumes e ovos”. Este ano trouxe a cultura oriental de algumas sopas e sua história transcritas num desdobrável, “No Oriente a Soja é rainha”, além de  objetos associados à alimentação (tijelas e colheres de porcelana, bule e chávena de chá, pauzinhos...), receitas, variados chás, outros produtos e artefactos decorativamente expostos no átrio da nossa escola, enquanto decorreu a mostra e prova de sopas. A Professora Bibliotecária fantasiou-se, adequando o seu papel à temática, com uma linda túnica e toucado chinês. Por tudo isto, e sendo a educação  transversal a inúmeros "saberes",  os diversificados "sabores" do Património gastronómico mundial, por serem Cultura, também formam os alunos para o Conhecimento. Assim sendo, também educam.



No decorrer da semana seguinte, de  17 a 21 de outubro, “Leia + e coma Melhor! - "Dia Mundial da Alimentação", também na nossa Biblioteca - por cada livro requisitado, uma peça de fruta. E foram muitos os alunos que requisitaram livros, comeram fruta e levaram consigo um dos diversos marcadores de livros produzidos através da  criatividade de um Colega da equipa da Biblioteca. Este momento de sensibilização teve como objetivo os benefícios de uma alimentação saudável associada  aos benefícios da leitura. 




 
25 de outubro, ainda o MIBE na Biblioteca da Escola Básica de Vilarinho do Bairro: Conceição Oliveira que veio apresentar o seu livro infantil, “Ramiro e o Moliceiro – Entre a Ria e o Palheiro”, aos alunos do 1º CEB da nossa escola. Deliciou e cativou com a sugestiva mostra de objetos associados à obra: moliceiros, palheiros, rede de pesca e os fantoches com as personagens da história (a Madrinha, o Tritão, a Sereia, o Ramiro e a "Ti "Bárbara).

Contou....
- Esta é a lenda do Moliceiro da Ria de Aveiro e dos Palheiros da Costa Nova.
- ... ainda hoje podemos observar as lágrimas de Ramiro transformadas em montes de sal, à volta da Ria…
- ... o palheiro serviu de modelo a todos os pescadores da Costa Nova...
- O Moliceiro, essa bela embarcação em madeira de pinho, continua a mostrar-nos a mesma proa em forma de Lua Crescente!
Autografou livros, tiraram-se fotografias e os alunos tiveram o prazer de manipular os fantoches. Viveu-se um grande momento de afetividade e partilha de saberes.

27 de outubro – a “Rádio Clube da Pampilhosa” esteve na nossa escola a gravar uma peça de 3 minutos, cabendo a duas alunas do 4º ano a leitura de um texto, cujo tema foi precisamente o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Quanta honra!
Quase a terminar o MIBE, ainda houve tempo para a abertura do passatempo “Postcrossing” (cruzamento de postais): receber postais reais através de uma rede virtual. “Cada troca é única e acontece sempre com pessoas diferentes. Deste modo, o sistema assegura que os postais que se recebem vêm sempre de sítios inesperados.” (citado por Ana Campos, namorada de Paulo Magalhães, o autor deste projeto).
Os postais ilustrados são produzidos pela Biblioteca Escolar e versam a temática dos livros, autores, tecnologias, literacias, etc.. Lançou-se o desafio e já houve alunos a participar. Um grande estímulo para o desenvolvimento das competências da língua inglesa, pois as mensagens que os alunos enviam, são escritas nesta língua.
Terminou o MIBE, mas Biblioteca vai continuar  a sua missão organizando atividades que estimulem a sensibilidade e a consciência cultural e social da sua Comunidade Educativa

Noémia Maria Machado Lopes (Professora Bibliotecária)

2 comentários:

  1. Queridos(as) jornalistas

    Muito obrigada pela publicação do ocorrido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro durante o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar -MIBE"! As nossa atividades foram fantásticas e os objetivos de sucesso foram atingidos, sem margem de dúvida!

    Noémia Mª Machado Lopes (Professora Bibliotecária)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Equipa d'O Ciclista agradece, mas o louvor vai, sem dúvida, para quem é protagonista das atividades. Parabéns a todos por elas.
      O nosso Agrupamento é pródigo em atividades louváveis, o nosso jornal digital apenas divulga uma pequena percentagem, pois nem todas nos são, infelizmente, facultadas.
      Agradecemos a vossa partilha e a de todos quantos o têm feito.
      Bem-hajam!

      Eliminar