Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O poder da comunicação social



 Atualmente, todos nós temos ao nosso dispor vários meios de comunicação como os meios de comunicação pessoal que são os que utilizamos para comunicar entre nós, como, por exemplo, as cartas, o computador, o telefone, o telemóvel, entre outros. Porém, também temos os chamados meios de comunicação social que são aqueles que utilizamos para comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo, como, por exemplo, os jornais, as revistas, a rádio, a televisão e a internet.
Desde sempre o Homem teve necessidade de comunicar com os outros. Nos nossos dias, a forma como comunicamos uns com os outros evoluiu imenso. Temos, pois, à nossa disposição os mais variados instrumentos para nos colocarmos em contacto.
Centremos, agora, a nossa atenção nos mass media que, se pensarmos bem, são controlados pelos poderes económicos, políticos e mediáticos. Na realidade, os mass media conseguem transmitir informações e moldar a opinião social.
Os media têm sido responsáveis pela transmissão de informação na nossa sociedade, podendo, porém, influenciar a formação da opinião pública e essa manipulação exercida sobre nós tem como base o facto de reduzir a nossa liberdade de ação, anulando a nossa capacidade de criticar ou de aceitar o que nos está a ser apresentado.
De facto, confiamos nos meios de comunicação social como se a informação que nos é transmitida por eles seja inquestionável, quando muitas das vezes afinal essa informação é uma mistura do real com a ficção.
É notório que a excessiva exposição de assuntos banais e de escândalos sociais leve ao consumo imediato de jornais e revistas com esse tipo de notícias. Os meios de comunicação social deveriam assim ser uma fonte de informação verdadeira e real, e não terem por base motivos de interesse particular, políticos e também económicos.
Claro que os media são uma ótima fonte de aprendizagem diversificada, têm é que ser usados com moderação. De facto, os jovens de hoje em dia, por sua vez, acabam por estar muito vulneráveis à influência dos media. Mas, apesar de tudo, os seus benefícios são bastante maiores do que as desvantagens. Pois, o que seria dos jovens de hoje sem meios de comunicação social?!
Beatriz Simões e Pedro Oliveira, 11.º H (Profissional)

Sem comentários:

Enviar um comentário