Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 22 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia



A importância da filosofia

Em 2002, a UNESCO instituiu a celebração do Dia Internacional da Filosofia na terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano, tendo em conta a importância que o questionamento filosófico assume perante o diálogo entre os diferentes povos. Este ano, este dia foi “celebrado” a 17 de novembro.
Uma questão feita por muitos alunos do ensino secundário é “mas afinal para que serve a filosofia?”, chegando muitos a dizer que “a filosofia não vai ser útil para o nosso futuro”. Mas será isto realmente verdade? Será que a filosofia, não vai ser importante no nosso futuro?
A filosofia nasce da necessidade humana de criar um conhecimento mais profundo, rigoroso e fiável. Não é possível definir esta com base no seu objeto de estudo, dado a diversidade de objetos a que se dedica. A filosofia caracteriza-se, por exemplo, pela constante demanda da sabedoria.
Um filósofo não é aquele que afirma possuir todo o saber, mas sim aquele que entende a necessidade de o procurar constantemente, nunca o assumindo como acabado, procurando novas respostas e formulando sempre novas perguntas. Portanto, a partir do questionamento e da definição do que é realmente importante nas suas vidas, os jovens podem adquirir maturidade e planear, com mais clareza, o seu próprio futuro.
Escola Básica e Secundária de Anadia, Ana Santos, n.º 3, 11.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário