Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia




A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não reconheçam o seu valor. Ela ajuda-nos a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência e a compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. A Filosofia é a busca constante do conhecimento e da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmos e estar sempre à procura de respostas.
É um ato filosófico o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem deste mundo imperfeito mas maravilhoso em que vive. Ela desafia-nos a despertar o nosso espírito crítico, para que possamos ter uma visão clara diante dos factos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte.
Em 2002 a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz. Desde então, este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro.
A filosofia é então, uma disciplina muito importante não para o desenvolvimento científico e evolução tecnológica, mas para a evolução da ética, da moral, da argumentação entre outras capacidades do Homem. O estudo da argumentação na Filosofia ajuda muito a nossa vida, pois esta é utilizada no nosso dia a dia muito frequentemente, tanto para apresentarmos as nossas ideias/teses/opiniões, como para defendê-las através de argumentos sólidos. 
Escola Secundária de Anadia, Tudor Ciorap, n.º 17, 11.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário