Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 26 de novembro de 2016

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres



Segundo a APAV, no período de 2013-2015, registaram-se 22 387 processos de apoio a vítimas de violência doméstica, os quais se traduziram em 54 031 factos criminosos.
Segundo esta mesma Associação, a maioria das vítimas apoiadas são mulheres.
Apesar das pessoas, muito particularmente as mulheres, estarem mais predispostas para a denúncia, sinal que as campanhas têm produzido o resultado desejado, ainda há muito medo e, segundo o que tem sido apurado os números que são revelados não são, infelizmente, sinónimo de uma redução da violência doméstica, muito pelo contrário.
Os números que as estatísticas revelam referem-se apenas à violência declarada e que é fruto da coragem em denunciar o abuso ao qual são submetidas as pessoas que o sofrem. Porém, são muito preocupantes os números desconhecidos. Aqueles que não são denunciados.
Foi com este fim em vista que, em
1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e que desde então se celebra em todo o Mundo. O objetivo da sua celebração é o de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual e maus tratos físicos e psicológicos.
A escolha desta data, para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, prende-se com a homenagem a três irmãs dominicanas: Patria Mercedes Mirabal (36 anos), Minerva Argentina Mirabal (34 anos) e Antonia María Teresa Mirabal (24 anos), que se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo e foram, por isso, presas, torturadas e assassinadas em 1960.
Equipa d’ O Ciclista
Nota:
Foto - trabalho realizado pelas alunas de Artes, em março de 2016.
Retomamos, dia 28, a publicação dos últimos três trabalhos sobre o Dia Mundial da Filosofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário