Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia



Dia Mundial da Filosofia - 17 de Novembro
O Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro. O objetivo do dia é demonstrar a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade. Este é um dia de reflexão e de questionamento.
A Filosofia é o estudo de problemas do homem como a realidade, a existência, o conhecimento, a razão e a linguagem. A palavra filosofia (philo + sophia) vem do grego e significa amor pela sabedoria ou amigo do saber.
Esta disciplina leva-nos a quebrar as barreiras ao nível do saber, aumenta o nosso pensamento crítico, o nosso poder de argumentação e ajuda-nos a esclarecer a história da nossa existência, importantes características deste saber.
Todos os anos as comemorações deste dia se realiza com um tema específico. Em 2016 as celebrações desenvolvem-se em paralelo com o Dia Mundial da Tolerância, “assinalado na véspera, enaltecendo a necessidade de novas práticas de filosofia no mundo de hoje, para incentivar o diálogo sobre as conexões com a tolerância e explorar novas maneiras de aumentar a acessibilidade do ensino e da aprendizagem filosófica”.
Escola Básica e Secundária de Anadia, Pedro Miguel Leal, n.º 9, 11.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário