Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia



 A importância da Filosofia na sociedade
A Filosofia faz-nos despertar para a reflexão, indo à luz dos problemas, com seriedade a fim de encontrar o porquê de tudo.
Precisamos de compreender a realidade e transformá-la. Não podemos fugir da Filosofia, afinal de contas todos nós, consciente ou inconscientemente, precisamos de respostas a perguntas intrigantes com as quais, por vezes, somos confrontados.
O que distingue o Homem dos restantes animais é o facto de este ter a capacidade de pensar, de ser um ser racional, que sabe distinguir o bem do mal e, portanto, deve ter consciência das atitudes que toma. A Filosofia pode, então, ajudar-nos a tomar decisões e avaliar certas atitudes ou teorias, visto que esta arte se baseia no pensamento/reflexão.
A Filosofia é, também, necessária na nossa Educação, pois é na Educação que o saber se eleva e se constrói o modo como exploramos a realidade. Conforme disse Aristóteles: ''Mesmo que não queiramos filosofar, filosofamos”. ''A filosofia, ao mesmo tempo que aparenta não servir para nada, serve para tudo”. Ela é imprescindível nos dias de hoje para o desenvolvimento de um pensamento crítico e inconformado. Então vamos filosofar, porque se assim fizermos, seremos pessoas melhores, cidadãos melhores e construiremos uma sociedade melhor.
Escola Básica e Secundária de Anadia, Adriana Gomes, n.º 1, 11.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário