Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia


A importância da Filosofia
Do meu ponto de vista a Filosofia é bastante importante porque é a chave para evoluirmos. A Filosofia foca-se em colocar as questões e, ao mesmo tempo, admite que as respostas para as mesmas nunca se encontrarão completas.
Como seres racionais/pensantes temos o dever de procurar sempre a verdade e ampliar cada vez mais o nosso conhecimento, sem nunca nos apegarmos demasiado aos dogmas/correntes que a sociedade muitas vezes nos impõe. Não devemos deixar de procurar a “sabedoria” que nos prepara para uma cidadania plena. Aquilo em que acreditamos pode estar errado e isso obriga-nos a “desconfiar” de tudo aquilo que às vezes nos parece óbvio.
A Filosofia encarrega-se de questionar “o porquê dos porquês” e atreve-se a desafiar tudo, nunca terminando a sua busca pela verdade. O “aprendiz de filósofo” deve assumir o lema socrático “só sei que nada sei”. Tudo isto define, então, a importância da Filosofia, pois sem ela estaríamos sem sombra de dúvidas, “acorrentados” a ideias fixas e erradas e nunca nos atreveríamos a questioná-las. Viveríamos na escuridão da “caverna” que não nos permitiria questionar criticamente a realidade.
Temos assim uma grande dívida de gratidão para com os filósofos, como Tales de Mileto Sócrates, Platão, Descartes, Kant ou Sartre, que desde o século VI a.C. arriscaram a sua vida para que um dia a humanidade fosse dotada de um conhecimento maior. 
Escola Básica e Secundária de Anadia, Inês Oliveira, n.º 10, 11.º E

Sem comentários:

Enviar um comentário