Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

6.ª Feira Social de Anadia


A Feira Social de Anadia é um evento organizada pelo Município de Anadia.
O objetivo principal deste é o de divulgar os projetos e as respostas sociais disponíveis no concelho de Anadia.
Ao longo das seis edições já realizadas, a Feira, que tem um carácter bienal, contou sempre com a colaboração de um leque muito amplo de pessoas, individuais e coletivas, tanto públicas, como privadas, que pertencem às instituições cujo trabalho é muito particularmente vocacionado para a ação social.
Podemos afirmar que em Anadia a área social funciona de forma articulada, dado todo o trabalho de parceria existente entre a Rede Social, coordenada pela Câmara Municipal e todos aqueles que intervêm no âmbito social apoiando estas causas.
Assim, todas as edições realizadas, quer no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, quer no Pavilhão de Desportos de Anadia (Complexo Desportivo), como aconteceu este ano, entre os dias 19 e 22 de outubro, revestiram-se de enorme sucesso.
O lema da Feira deste ano foi “Aquece Anadia, traz um agasalho”. Esta ação de oferta de edredões, casacos, lençóis, decorreu, não apenas durante o período da Feira, mas estendeu-se até 31 de outubro, com a possibilidade de entrega nas IPSS do concelho.
O imenso público que ocorre a este evento pôde contar com um conjunto de novidades patentes nas diversas barraquinhas, da responsabilidade das diversas instituições, sendo uma do nosso Agrupamento, e um leque de participações variadas que no dia-a-dia concorrem para a melhoria da qualidade de vida de muitos dos habitantes do concelho de Anadia.
Ao longo dos quatro dias, em que decorreu a Feira, foram muitas as atividades a que os visitantes puderam assistir, para além, evidentemente, de todo o esplendor das exposições permanentes que as barraquinhas ofertavam. Por ali passaram grupos teatrais, a Tuna da Universidade Sénior da Curia, o tradicional fado, uma delegação da GNR, com demonstração da patrulha de cavalaria e demonstração cinotécnica, ranchos folclóricos e, entre outros, os artistas do Anadia’s Junior Talents. Salientamos a participação das artistas do nosso Agrupamento nomeadamente, Beatriz Pereira Silva, na flauta transversal e Margarida Pereira e Marta Mota no canto.

Para além desta participação de uma dimensão mais artística, a escola foi convidada a estar presente no âmbito do Projeto Ler+ Jovem, que se encontra no 2.º ano de implementação, Entrelaçar: a leitura como caminho para a afetividade que resulta duma parceria entre a biblioteca escolar, alunos do 11.º ano, turmas A, C, D e E, da Escola Básica e Secundária de Anadia, Biblioteca Municipal e IPSS do concelho. Este projeto tem como objetivo fundamental valorizar a memória imaterial dos idosos e o seu contributo para o conhecimento e promoção da identidade.

 Como participantes colaboradores e animadores foram convidadas as turmas do Curso Profissional de Turismo e do 9.º ano vocacional de Restauração. Estes alunos desdobraram-se em esforços e pintaram as caritas risonhas das crianças que ao longo dos dias visitaram o certame. Pentearam cabelos, fazendo tranças e outros penteados originais.
Dialogaram afavelmente com os idosos, transmitindo-lhe palavras e sorrisos de confiança e conforto. Este encontro de gerações foi extremamente apreciado pelos alunos que se sentiram muito enriquecidos com a experiência e mais motivados a dar continuidade ao referido projeto.
Equipa d’ O Ciclista, com a colaboração da Dra. Isabel Soares, Professora de Português

Sem comentários:

Enviar um comentário