Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia



17 de novembro de 2016 - Dia Mundial da Filosofia


O Dia Mundial da Filosofia foi implementado pela UNESCO em 2002 e comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro. Este ano foi no dia 17. Tem a finalidade de, a um nível global, levar as pessoas a refletir sobre a riqueza do pensamento filosófico.
Não podemos comemorar o dia da Filosofia sem sequer saber o que é. Filosofia é o estudo de problemas cruciais para o homem como a realidade, a existência, o conhecimento, a razão e a linguagem. A palavra "Filosofia" resulta dos vocábulos gregos philos+sophia, significando amor pela sabedoria, sendo uma disciplina muito velha, que existe desde VI a.C. criada na Grécia Antiga.
A ideia é, ao globalizar este dia, formar uma plataforma em que se possa discutir  e sobretudo refletir sobre assuntos atuais, levar as pessoas a conhecer o que se esconde no fundo do seu coração, a Filosofia, mãe de todas as ciências. Ela possibilita-nos a  formação do nosso próprio espírito crítico e organizar as nossas ideias. Durante séculos,  em várias culturas a filosofia criou conceções, ideias, trabalhos que serviam de fundamento para o desenvolvimento do pensamento crítico e independente. Hoje, o dia da filosofia celebra-se em mais de 70 países que fazem parte da UNESCO. Todos os anos a comemoração deste dia reflete sobre um tema específico. Em 2016 as celebrações desenvolvem-se em paralelo com o Dia Mundial da Tolerância, assinalado na véspera, enaltecendo a necessidade de novas práticas de filosofia no mundo de hoje, para incentivar o diálogo sobre as conexões com a tolerância e explorar novas maneiras de aumentar a acessibilidade do ensino e da aprendizagem filosófica.
Também tu podes celebrar esta data, podes participar em eventos do dia, e debater os temas em análise, contribuindo com as tuas ideias, como também podes ler algumas páginas das principais obras da Filosofia, visionar conferências online, ou conhecer novos autores desta disciplina.
Escola Básica e Secundária de Anadia, Anastasiya Grachova, n.º 2 11.º C

Nota:
Imagens retiradas da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário