Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

A propósito do Dia Mundial da Filosofia



 
Embora muita gente acredite que não, hoje em dia a Filosofia ainda tem papel importante na sociedade, mesmo que algumas pessoas não a encarem como uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Pensando no significado da palavra “filosofia”, devemos saber que é nada mais nada menos que uma forma de ensino usada para nos fazer pensar/refletir sobre variadíssimos assuntos. Desperta em nós o que se calhar nunca fez sentido na nossa cabeça e exercita o nosso senso crítico!
O conhecimento/sabedoria filosófico não tem barreiras. Quando se trata de filosofar o nosso poder de argumentação cresce à medida que vamos avançando na demanda do saber. Tudo isto, nos torna seres que não manipulam, mas sim capazes de usar esses argumentos a nosso favor, defendendo a nossa opinião.
Começamos a olhar com outros olhos para a vida e para tudo o que nos rodeia, quando a filosofia nos “atinge”. Sem dúvida, que eu sou um exemplo disso, depois de um ano de “aprendiz de filósofo” e agora estar no segundo, comecei a questionar-me o porquê de certas coisas e olhar de uma forma diferente para tudo. Reconheço que cresci como pessoa aprendendo o que a filosofia tem para me oferecer.
Escola Básica e Secundária de Anadia, Maria Inês Pimentel, n.º 6, 11.° C

Sem comentários:

Enviar um comentário