Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 1 de novembro de 2014

Os Maias

A Câmara Municipal de Anadia promoveu um evento cultural, destinado aos alunos, do ensino secundário, do nosso Agrupamento.
Assim, na manhã de 5ª feira, passava pouco das 10 horas, quando os alunos do 10º e do 11º ano se deslocaram até ao Cineteatro de Anadia. À tarde a sala encheu-se novamente, desta vez com os nossos colegas do 12º ano e do 10º ano, do Ensino profissional.
Esperava-nos o filme “Os Maias”, de João Botelho, baseado na obra de Eça de Queiroz. Foram cerca de 2 horas e 15 minutos, em que vimos muitos atores conhecidos: João Perry, que interpretava o avô de Carlos, Afonso da Maia, Hugo Mestre Amaro, que era Dâmaso Salcede, Maria João Pinho, a Condessa de Gouvarinho, Filipe Vargas, fazia de Manuel Vilaça, Pedro Lacerda, era Tomás Alencar e D. Maria, interpretada por Rita Blanco, entre muitos outros, que não nos lembramos, ou sabemos os nomes e a quem gostaríamos de pedir desculpa, pois não queremos ferir suscetibilidades.
O filme que passava pelo ecrã da bela sala de espetáculos da nossa cidade, retratava a vida da família Maia e, ao mesmo tempo, vislumbrámos nele esse Portugal longínquo, que nos pareceu tão diferente e, simultaneamente, tão idêntico ao Portugal de Hoje!

Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário