Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A vida de um estudante

A crónica, que a seguir vos apresentamos, apresenta marcadamente o sentido irónico que por vezes sobressai nesta tipologia textual. O aluno em causa sentiu um pouco a influência de Ricardo Araújo Pereira que também escreve as suas crónicas, marcadas pelo seu profundo sarcasmo.
É de salientar que este nosso aluno tem uma outra visão diferente da escola que não corresponde de maneira nenhuma àquela que ele nos apresenta no seu texto.
Sara Castela, O Ciclista


A vida de um estudante


            Saio de casa à pressa, pois o despertador não tocou, ou se calhar não o ouvi! Corro até à paragem para ver se não perdi aquele monstro que todos os dias nos leva para aquele inferno que conhecemos como escola. Passo o passe e vou sentar-me no último banco com os meus amigos. Lá dentro, um barulho ensurdecedor.
             Chego à escola, já deu o toque de entrada, mas como não me apetece correr, vou ainda mais devagar do que o costume e ainda vou à casa de banho, porque com toda esta pressa não consegui “virar a água toda às azeitonas”. Bato à porta, esperando que ninguém a ouvisse, mas acabam por abrir. Apetece-me gritar bem alto: “Que ganda seca!”, mas não o faço porque iria parecer mal. No resto da manhã, tenho mais duas aulas.
            Na hora de almoço, almoço rápido para ir relaxar no tempo restante que tenho. Porém, a minha razão de viver passa por mim e eu chego perto dela e digo-lhe: “Boa tarde!”. Ela dá-me dois beijos e depois vamos falar sobre problemas, mágoas, felicidades ou rir-nos um do outro sem motivo aparente. Grandes e bons momentos que estes são!
            Tenho aulas de tarde, mas como não as aprecio, nem sequer as vou mencionar. Nos intervalos das aulas, eu e a minha razão de viver estamos juntos na mesma. Eis, então, que ela me olha fixamente como se quisesse algo de mim, eu olho-a da mesma maneira e depois desviamos os olhares.
            Está na altura de ir para casa, ela abraça-me e dá-me um beijo na cara e diz-me “Adeus!”. Eu retribuo tudo, embora ela pareça que tenha ficado insatisfeita.
            Vou para o autocarro, sento-me no mesmo lugar de sempre e espero pela minha paragem para chegar a casa. Assim que chego, vou ver os novos modelos de carros e motas que saíram neste mês, e ainda dou uma olhadela no Facebook. Depois faço os trabalhos de casa.
             Em suma, a vida de um estudante é complicada e difícil, pois nunca sabemos o que se pode passar desde que saímos de casa.

Pedro Louro, nº15, 9ºC – Vilarinho

Sem comentários:

Enviar um comentário