Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A emigração

Certo dia, numa tarde primaveril, estava eu no aeroporto de Lisboa e dei por mim a pensar: estão a entrar tantas pessoas nos aviões, mas porquê? A última vez que fui ao aeroporto foi em agosto e estavam a sair muitas pessoas de avião. O que se passa agora que, em vez de estarem a sair, estão a entrar?
            Fui a pensar nisto o caminho todo até casa. Quando cheguei, a minha mãe perguntou-me porque é que estava tão pensativo. Dei-lhe assim a conhecer todas as minhas dúvidas. Ela, então, disse-me que no tempo que estamos a passar é normal que as pessoas, principalmente os jovens, procurem melhores condições de emprego no estrangeiro. Eu perguntei-lhe de seguida porque é que ela achava que era normal. Ela, por sua vez, lembrou-me que o país estava em crise (sem dinheiro, sem trabalho), por isso é que as pessoas agora estão a emigrar e só vêm a Portugal para passar férias e as que vêm, claro! Eu, então, compreendi logo o porquê de tanta saída de pessoas do nosso país, nomeadamente jovens.
            Entretanto, surgiu-me outra dúvida, isto é, se no tempo dela também era assim, e perguntei-lhe. Ela disse-me, então, que antigamente, com a minha idade já trabalhava como gente grande. Explicou-me ainda que na altura não havia tanta tecnologia nem tanta fartura, ou seja, nem tanta variedade de alimentos, por exemplo. E, quando me contou tudo isto, pensei: Afinal aonde é que o meu país vai, então, parar? Vou ter de um dia emigrar?
            Será que alguém que me consegue esclarecer estas minhas dúvidas?

Leonardo Matos, nº13, 9ºA- Vilarinho

Sem comentários:

Enviar um comentário