Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Recensão do livro A Promessa, de Lesley Pearse

Hoje, O Ciclista vai presentear os nossos leitores com uma sugestão de leitura, a partir da criação de uma recensão por parte de uma aluna de nono ano da Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro.
Mas antes, em poucas palavras, lembramos que uma recensão de livro corresponde a um trabalho de síntese publicado geralmente em revistas e jornais, após a edição de uma obra (podendo incidir apenas sobre um capítulo), com o objetivo de a divulgar e avaliar criticamente, acentuando os seus pontos fortes e fracos devidamente organizados e estruturados, para assinalar o seu valor e motivar o interesse do leitor.
Leiamos, então, a recensão de livro criada pela Beatriz Boiça.  
Sara Castela, O Ciclista


Nome da obra: A Promessa
Autora da obra: Lesley Pearse
“A Promessa”, um dos mais recentes romances de Lesley Pearse, é uma extensa obra que se divide em 31 capítulos e que se estende em 523 páginas.
Sendo este livro a continuação da história iniciada em “Sonhos Proibidos”, existe uma continuidade e uma base de caracterização que é bom conhecer. É, na realidade, uma obra muito densa, tanto em descrições como em ações propriamente ditas. Ainda assim, “A Promessa”, de uma das mais estimadas romancistas britânicas, consegue cativar os leitores, eu diria até, viciar os leitores, porque, na verdade, é mesmo uma obra estimulante, que reflete o sofrimento, o sacrifício e a dor que as personagens passaram durante a 1ª Guerra Mundial, desde o aborto ao amor silenciado, à morte de Jimmy e de Miranda… E, neste aspeto, é claramente Belle quem sobressai, com a sua vida marcada pelas dificuldades a definir-lhe uma personalidade geralmente forte, ainda que com algumas vulnerabilidades.
Para finalizar, queria reforçar a ideia principal desta inspiradora história: “Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor. Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?”.
Beatriz Boiça, nº 5, 9º B

Escola Básica nº2 de Vilarinho do Bairro

Sem comentários:

Enviar um comentário