Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Ida ao Teatro

José Luciano de Castro
O Cineteatro de Anadia foi palco de mais um evento cultural, promovido pela Câmara Municipal de Anadia e destinado aos alunos do ensino secundário do nosso Agrupamento.
Esperava-nos a Peça de teatro sobre a vida do cidadão e conselheiro José Luciano de Castro, cuja representação esteve a cargo da Universidade Sénior, com a colaboração de uma aluna da Escola Básica e Secundária do Agrupamento.
A agradável e inconfundível voz-off da nossa querida colega, Dra. Isabel Pereira (já há algum tempo aposentada), iniciou a peça que vimos neste inesquecível 25 de Novembro.
Viajámos pelos finais do século XIX e os conturbados inícios do século XX, quando a débil monarquia deu lugar à república, pouco tempo antes do falecimento do nosso anfitrião.
A peça transportou-nos para a vida deste célebre cidadão que, embora não tendo nascido em Anadia, acabou por fazer parte dela, até ao dia do seu falecimento em 1914. Pelo meio ouvimos pregões e cantares de Coimbra. Histórias e História contadas na primeira pessoa a uma jornalista ávida de conhecimento.
No final, todos estavam satisfeitos com a atuação. Os alunos, porque a abordagem acessível foi todavia, sublime dada a forma como o tema foi tratado. Os atores, quando no fim, o próprio “Luciano de Castro” sublinhou o comportamento exemplar dos nossos jovens, que foram uma assistência muito digna.
Assim, só nos resta dizer que os elogios são mútuos: para os atores, para os espetadores e para a Câmara Municipal que teve a iniciativa. Estão todos de parabéns!

Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário