Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 3 de março de 2014

Viver no campo ou na cidade

Como todos nós sabemos, a cidade e o campo são ambientes totalmente diferentes em termos do tráfego, do ar que se respira, da paisagem, das relações entre as pessoas, em termos de acessibilidade a determinados produtos e até mesmo na cultura.
Na minha opinião, no campo pode haver mais dificuldade em encontrar uma oportunidade de trabalho e ser preciso deslocarmo-nos até à cidade mais próxima. No entanto, essa deslocação é sempre mais calma do que as deslocações dentro da cidade. No campo, a vida é levada mais pacificamente não tendo nada a ver com o stress vivido na cidade. Por outro lado, enquanto nas grandes cidades a população é mais modernizada e jovem, a população que vive no campo é mais idosa e tem costumes e hábitos mais antigos. Dado que as pessoas no campo estão mais próximas umas das outras, verifica-se uma maior solidariedade, convívio e entreajuda. Pelo contrário, na cidade, as pessoas mal se conhecem e não estão disponíveis umas para as outras, tendo uma vida monótona e isolada do convívio. Devido à poluição nas cidades pelos carros, autocarros, indústrias, entre outras fontes que expelem poluentes para a atmosfera, a população da cidade que a respira poderá vir a ter problemas respiratórios, enquanto no campo isso já não acontece e como tal, o ar é mais puro, não estando poluído. Todavia é na cidade que temos um mais fácil acesso a escolas, hospitais, lojas, empresas, serviços, restaurantes, entre outros setores importantes para a vida das pessoas.
Na minha perspetiva, as vantagens de viver no campo superam as da cidade. Por isso, é muito agradável viver numa aldeia, mas ter uma cidade perto faz sempre falta.


Manuel Garruço, nº 12, 9º A

Sem comentários:

Enviar um comentário