Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

A importância da água na vida dos seres vivos
Num dia frio de março, mas naqueles que o Sol brilha pela janela, um certo jovem que vivia numa aldeia algures no Alentejo, estava a fazer um trabalho sobre “O que é mais importante para a existência dos seres vivos”.
O jovem, o Miguel, estava já no segundo dia de trabalho intenso, mas ainda não tinha descoberto o que efetivamente iria desenvolver no seu trabalho, decidiu então ir para a rua descansar um bocado.
Quando saiu de casa dirigiu-se para debaixo de uma grande árvore, que o abrigava totalmente do Sol. De onde se sentou, dava para ver o terreno do vizinho, o Sr. José, e os seus animais que se movimentavam lentamente. Ao pé dos animais localizou grandes recipientes cheios de água, nos quais se observava a bebericar ora um, ora outro animal. O Miguel decidiu, então, ir falar com o vizinho, pessoa com quem gostava de conversar e que certamente o poderia ajudar na realização do trabalho.
 Na entrada da casa estava a sr. Maria, a esposa do Sr. José, que regava as flores com carinho e delicadeza.
- Boa tarde Sr. Maria, as suas flores precisam assim de tanta água? - perguntou ele à senhora.
- As flores precisam de ser regadas regularmente, se não o fizer morrem certamente à sede. - declarou ela - sabes que sem água não existiriam flores e sem flores as primaveras seriam menos coloridas e menos alegres.
- Certamente Sra. Maria. Obrigado pela observação! - agradeceu o Miguel - o seu marido está?
- Está lá atrás a cuidar do gado. Podes ir ter com ele - afirmou ela.
O Miguel dirigiu-se à parte das traseiras da casa para falar com o senhor.
- Boa tarde. – cumprimentou o Miguel.
- Bons olhos te vejam rapazote - cumprimentou o senhor - o que é que me queres?
- Bem… gosto de falar consigo.
O sr. José franziu a sobrancelha intrigado com a atitude do Miguel. Este apercebendo-se coloca-lhe a seguinte questão:
- Porque é que o seu gado precisa de tanta água? - questionou o Miguel.
- O gado precisa de muita água para não morrer desidratado, sem água nenhum animal sobrevivia. A água é fundamental mais até do que o comer - retorquiu o vizinho.
Nos vários minutos de conversa, o Sr. José e o Miguel vaguearam por entre os animais e a pequena quinta e embrenharam-se, por vezes em simultâneo, na realização das tarefas rotineiras fundamentais à sobrevivência da pequena quinta. Miguel regressa a casa com ideias, sim já várias ideias para o seu trabalho.
            Ao chegar a casa correu para o seu quarto para finalmente organizar os pensamentos e fazer o trabalho. Mal se sentou, sua mãe chamou-o para almoçar. Durante o almoço não parou de pensar no trabalho, principalmente na importância da água, já que ela também estava na sopa, no copo, tinha sido necessária para cozer os alimentos e ainda estava em alguns destes.
Quando finalmente se pôs à frente da secretária, pode transpor para o papel as suas ideias sobre a importância da água, que fluíam finalmente e das mais diversas fontes e relacionadas com as plantas da quinta, os animais, os alimentos, a higiene, como um simples lavar de mão, dos rios e mares, e mesmo da constituição do ser humano. Percebeu então o que o sr. José quis dizer com as palavras “A água é mais importante do que comer”.
Algum tempo depois, largos minutos, foi falar com a mãe.
- Mãe, tenho uma pergunta a fazer-te. - declarou o Miguel.
- Que venha ela, não sei se saberei responder. - afirmou a mãe.
- O ser humano podia existir sem água? - inquiriu o Miguel.
- Não filho, morreria. Sabes que o corpo humano é constituído essencialmente por água? – questionou a mãe.
- Alguma vez te disse que és a melhor mãe do mundo! Sabes sempre a melhor resposta e no momento certo - declarou ele.
Dirigiu-se de imediato ao quarto, para continuar o seu trabalho, visto que tinha a certeza que o mais importante para a existência de seres vivos é a água. Na Internet encontrou um site que falava no “Dia Mundial da Água”, e que faltavam poucos dias para a sua comemoração.
Na hora de jantar o Miguel decidiu meter conversa com a mãe.
- Mãe, sabias que daqui a uns dias se vai celebrar “O dia mundial da água”? - interrogou o Miguel.
- O quê? um dia sobre a água? Quem é que te disse tal coisa? - Questionou a mãe.
- Vi na internet, não é nenhum disparate. Vais ver que com o meu trabalho poderei mostrar, de algum modo, como é que a água é importante ao ponto de ter um dia dedicado a ela. - afirmou ele.
- Sempre quero ver isso - declarou a mãe - Já agora, quando é que se comemora esse dia?
- É no dia 22 de março - anunciou ele.
De regresso ao quarto terminou o trabalho. Apresentou situações do dia a dia em que a água é fundamental e enumerou sugestões para a sua poupança e para a sua preservação, formas de minimizar a poluição da água, …  Surgiam agora novas ideias e novas intrigas sobre a melhor forma de apresentar o trabalho aos populares. Seguiria o lema “ A água é um bem essencial que temos de preservar.”
Afinal, o Miguel era uma criança cumpridora, criativa e atenta aos fenómenos que nos rodeiam, como a existência de água. Sejamos todos igualmente conscientes, responsáveis e criativos ….


Rúben Saldanha, O Ciclista


Nota:
Imagem retirada da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário