Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia Internacional do Pi

O Dia do Pi (Π) é o dia que homenageia a constante π (pi). O texto, que hoje decidimos escrever, representa uma aula de Matemática diferente daquelas que normalmente os alunos costumam ter. Para ver que nem sempre estas são aquelas aulas…

Numa aula de Matemática
Wilson estava há pouco tempo em Portugal, mas dominava suficientemente o português para já compreender o que a professora dizia. Contudo, já tinha percebido o sentir da alma portuguesa da nossa Escola e as grandes diferenças que a separavam da inglesa, onde os alunos tinham um tratamento bem diferente, como ele próprio nos dizia.
Hoje, era o Dia do Pi. A professora de Mat., Matemática, queremos nós dizer na nossa linguagem estudantil, decidira falar-nos desta importante constante e começara a aula por escrever no quadro interativo “Dia do Pi” e perguntou, de seguida, se nos lembrávamos o que era o Pi.
Wilson não se fez de novas e colocou logo o braço no ar. A Dra. Maria fez questão de lhe dar a palavra.
- Claro, - disse ele no seu português saxónico – pie é uma deliciosa sobremesa…
A turma desatou em altas gargalhadas e a professora interveio com a sua voz de trovão.
- Para imediatamente com a brincadeira! Como te atreves?
- Mas, professora…
- Já te disse, não te atrevas a gozar com a minha cara. O Pi, Pi e não pie, é uma constante matemática cujo valor é de 3,14159 arredondado até à 5ª casa decimal - e vai escrevendo no quadro interativo, π = 3,14159, ao mesmo tempo que explica – é comemorado hoje. E sabem porquê?
Ana, a sabichona da turma, levanta então o braço e a professora vira-se para ela e acena a cabeça.
- Deve ser por 3,14 ser a aproximação mais conhecida de π e hoje é 14 de março, ou seja, 3 representa o mês de março e 14 representa o dia.
- Muito bem!
- Mas, “Stora”, ainda continuo a dizer que a torta também tem importância. – mais risos. – Pois, em Inglaterra, nós fazíamos sempre pies no dia do Pi!
- Está bem. Nós aqui também costumamos fazer tartes ou bolos com o símbolo do Pi e, quando acabarmos a aula, vamos ao bar que temos lá alguns belos exemplares para apreciarmos.
- Só? E não são comestíveis?
- São. Podem comprar.
- Nada é à borla!
- Vamos continuar. Neste dia de hoje, 14 de março, também é o dia do nascimento de Albert Einstein, o que junta mais fãs das ciências exatas às comemorações.
- “Stora”, isto é tudo muito bonito, mas realmente o melhor não era mesmo irmos ver se as pies têm os Pis bem calculados?
Após umas boas gargalhadas e de a professora ver que já não valia a pena continuar, pois a campainha estava a tocar, lá deixou que saíssemos, sem antes nos fazer passar uns tantos trabalhos para fazermos em casa, ou não fosse esta a disciplina mais “amada” de todos nós!


Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

3 comentários:

  1. Fiquei a saber porque é que hoje, 14 de Março, é o dia do Pi. Obrigada pela aula e parabéns pelo texto!
    Continuem a escrever, que nós gostamos de ler!
    MM

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha de conhecimentos que aqui nos deixaram!
    JL

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! !! Bela forma de aprender e ensinar. ..

    ResponderEliminar