Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Solidariedade (ou não) nos dias de hoje


Concurso literário “Ler e Aprender”
Texto do género narrativo, escrito pela Margarida Costa Pereira, concorrente ao Concurso literário “Ler e Aprender”, 3º Ciclo, edição de 2012.

A Equipa d´O Ciclista



Solidariedade (ou não) nos dias de hoje



1º Episódio

          Todas as sextas-feiras à tarde, o senhor João, homem simples, de origens humildes, recebia em sua casa a visita de seus netos Joana e Afonso, que após as aulas gostavam muito de ir visitar o seu avô. Era sempre um momento de descontração e de aprendizagem sem que os pais estivessem por perto.
Joana e Afonso, irmãos gémeos, gostavam muito de estar com o seu avô, que, apesar de não possuir uma grande e luxuosa casa, tinha um excelente espírito aventureiro e um humor que fazia rir qualquer um que estivesse por perto.
A alma do avô das crianças parecia estar enganada, pois não aparentava ser aquele tipo de velho queixoso. Parecia um jovem de vinte anos, ainda que tivesse cabelos brancos como a neve.
-Avô! Hoje não me apetece fazer grande coisa! Na escola, a professora mandou-nos começar a procurar em livros e a pesquisar sobre um tema esquecido pela maioria dos habitantes do nosso planeta! Mas o que é que eu hei de fazer? Não tenho ideia nenhuma!
-Bem, minha querida, neste caso não te posso ajudar. O trabalho é teu. Não é meu, por isso a obrigação de pesquisar é tua!
Enquanto o seu avô dizia isto, Afonso ligou a televisão para poder ver as notícias do mundo. Era uma criança bastante inteligente e interessada pelos acontecimentos mundiais.
Passados uns minutos, a televisão começou a dar, pois, como já era velha, era utilizada poucas vezes e empancava quase sempre. Mal se ligou, João colocou logo no canal das notícias para ver o noticiário das 18:30 h. Felizmente, estava a começar naquele momento. Ouviu-se logo uma notícia sobre guerras: “Novo atentado dos estados Unidos no Iraque. Morreram setenta pessoas num tiroteio entre os dois países.” Seguiu-se a economia: “Alemanha recusa emprestar dinheiro para estabilizar a Grécia.”
-Em que estado está este mundo! Ninguém está bem como está, têm de estar sempre mal uns com os outros. Têm de ser invejosos, gananciosos e cobardes.
-Avô, tem calma! Também não é o fim do mundo! É só uma guerra, não tarda já estão amigos outra vez.- disse Joana num tom confiante.
Mais tranquilo, o seu avô respondeu-lhe:
-Nem tudo na vida é paz e amor. A vida não é assim. É dura e matreira. As pessoas esquecem-se de resolver as coisas conversando e por isso fazem guerras, mas fica sempre tudo na mesma.
-Mas seria tão bom! Partilhar não é difícil!
Ficaram os três a olhar uns para os outros. Estavam incomodados.


Continua…

Sem comentários:

Enviar um comentário