Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Contra tudo e todos


Concurso literário “Ler e Aprender”
Texto género narrativo escrito por Beatriz Almeida, concorrente ao Concurso literário “Ler e Aprender”, 2º Ciclo, edição de 2012.

A Equipa d´O Ciclista

Contra tudo e todos

Um título interessante, que chama a atenção de qualquer pessoa e que pode ser curioso.
Esta história passa-se a meio do inverno, quando uma rapariga acorda mal disposta e, como que para acompanhar o seu sentimento de mau estar, as nuvens decidem que devem fazer chover naquele dia. E pronto. Um espetacular dia de chuva!
Pra acrescentar a tudo isto só pode ter um teste surpresa à sua pior disciplina e receber uma nota péssima no teste da sua disciplina favorita.
O namorado acabou com ela e as amigas nunca mais lhe quiseram falar. Pior ainda, passou por uma praça, perto da sua casa, cheia de pombos. Estes levantaram voo por causa dela.
Chegou a casa e foi aquecer leite. Esperou, esperou e ao virar as costas viu o leite a entornar tipo cascata. Pôs um pão a torrar e quando reparou nele já estava queimado. Para tentar remediar o sucedido pegou na faca do pão e zás, cortou a pulseira que a avó lhe tinha dado no seu 12º segundo aniversário. Dirigiu-se ao frigorífico, para tirar queijo, olhou para a embalagem e estava vazia! Mas que dia o dela!
Para relaxar um pouco sentou-se no sofá e ligou a televisão. Nesta surgiu o quadrado da mensagem a dizer “Sem sinal”. Depois, foi à gaveta das meias para calçar um par de meias um pouco mais grossas, mas não encontrou um único par como devia ser. Acabou por calçar uma meia azul escura e outra cor de laranja. De seguida dirigiu-se ao armário para ir buscar o seu casaco quente cor de laranja e não o encontrou. Resolveu então tirar o seu casaco velho e meio descosido, azul-bebé, que já não vestia há muito tempo mas que ainda lhe servia.
Dirigiu-se novamente à sala, mas desta vez começou a espirrar. Levantou-se e foi buscar um grande pacote de lenços. De repente o telemóvel tocou (um “Samsung Galaxy S”).
Tinha recebido uma daquelas mensagens que se enviam e que terminam com “… envia isto a cinco pessoas se não acontece-te …”. Ignorou a mensagem, no entanto, passado alguns minutos, recebeu uma mensagem nova a dizer:
Ei, Girl:
Party hoje à noite.
Às 21h.
Na discoteca “Broadway”
Conta com:
Dj Diego Miranda
Best Friend
P.S.- Aparece!
Observou a mensagem até que decidiu ir ao armário para ver se encontrava algum vestido preto de noite. Desejava que fosse espetacular e finalmente encontrou um!
Era um vestido todo preto, brilhante, curto e com uma casaquinha de cabedal. Tudo muito chique! Como ainda eram só 19h aproveitou para ir fazer umas compras. Dirigiu-se à sapataria e comprou uns sapatos pretos de salto agulha e, como as sapatilhas que tinha estavam muito gastas, decidiu comprar também umas sapatilhas pretas. Tendo em conta que estava no Forum de Coimbra decidiu dar um “pulinho” às lojas de maquilhagem, malas e ainda comprou três conjuntos de condicionador, champô e máscara.
Regressou a casa por volta das 20h, meteu-se na banheira, previamente cheia de sais de banho de lavanda extremamente relaxantes e experimentou um dos três conjuntos que tinha comprado. Quando se foi vestir eram já 20h45m. Ficou completamente pronta às 20h55m. Apanhou um autocarro e chegou à discoteca por volta das 21h. Entrou na discoteca e quando lá chegou a sua melhor amiga foi a passo acelerado ao seu encontro e disse:
— Ainda bem que apareceste! Junta-te a nós e vem divertir-te!
Ficou até às 4h da manhã, hora em que decidiu ir com os amigos para casa.
Quando chegou a sua casa vestiu o pijama e enfiou-se na cama.
Antes de adormecer pensou:
De manhã acordei contra tudo e todos, ao longo do dia tive alguns aborrecimentos, mas no fim do dia percebi que “por pior que seja o dia, há sempre uma luz de esperança, porque se pode contar sempre com as melhores amigas e/ou melhores amigos”.

Beatriz Almeida, nº 4, 6º E


Sem comentários:

Enviar um comentário