Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“O triângulo da descoberta”


8º e último Episódio



Permaneci calada. Ela também conseguia respirar debaixo de água.
“Soubemos da tentativa do general para te raptar e destruir o barco depois de te encontrar. Tentámos detê-lo antes de eles abalroar o navio, mas foi uma tarefa que se revelou impossível contra todas aquelas armas.
A nossa tarefa é salvar todas as pessoas em perigo que consigamos salvar, tal como eu fui salva pelos animais daqui há muitos anos atrás.
Como podes imaginar, não podemos só salvar as pessoas, por vezes também temos que impedir que cometam erros de custem a vida de muitas outras. Deve ser por isso que tantos evitam passar por aqui.
Minha querida, não te vou fazer prisioneira deste lugar durante muito tempo. Não é de todo, minha vontade deixar-te desconfortável.”
“Diga-me só uma coisa.”, consegui, por fim, dizer. “Porque é que consigo respirar mesmo estando debaixo de água?”
“O Triângulo das Bermudas esconde muitos segredos. Muitos foram os humanos que, como eu, ocuparam o cargo de tomar a decisão de quem pode passar. Outros, como tu, limitaram-se a ser salvos e a voltar a casa.
Eu escolhi ficar.
Este é um sítio mágico. É aqui que todas as forças da Natureza se unem e engendram planos para combater as ameaças do Homem.”
Explicou-me que a função dela e dos governadores das outras zonas da Terra, era garantir que o equilíbrio era mantido. Aquilo fez-me rir: enquanto os homens se unem para garantir que continuam com o poder supremo perante os mais fracos, eles reuniam-se para garantir a igualdade. E eram humanos, o que provava que era possível escolher um caminho de vida melhor.
Garantiu-me que o meu irmão já estava a caminho de Crindiva e que sabia onde eu estava. Ficou aborrecido quando soube que eu tinha desaparecido, mas entretanto mostrou-se mais aliviado.
Agnes pediu-me, ainda, que tentasse seguir o exemplo dela. A Terra não é de ninguém, é de todos e cabia a cada um garantir que isso continuaria a ser assim.
Foi aí que eu percebi: não me sentia bem em lado nenhum, porque trabalhava a favor de alguém, de uma causa particular nem sempre muito nobre. Nunca me senti bem com isso porque não era essa a minha natureza. Queria mais, sempre mais. Cheguei a sentir-me egoísta por, apesar de ter mais do que muitos, nunca me sentir realizada. Mas ali sim. Finalmente pertencia a algo e tinha a oportunidade de marcar a diferença.
Mais uma vez, comparei-me com os navegadores portugueses: eles arriscaram a vida por algo muito superior a qualquer um deles – a glória de toda uma Nação. Lutaram, sofreram, muitos morreram, mas agora são lembrados como sendo os verdadeiros heróis de um tempo de decadência moral.
Agora era a minha vez. Quando temos o poder, é fácil deixá-lo cair para o lado errado, é fácil cair na tentação da corrupção. Sabia que não era uma heroína, mas se todos fizermos o que nos cabe, não somos, todos, heróis?
Era aquele o meu propósito de vida que nunca tinha descoberto: viver para os outros. Ser rainha dava-me o privilégio de poder fazer ainda mais pelos outros. Mas no fundo eu sabia: o mundo era totalmente marcado pelo egoísmo. As pessoas eram egocêntricas e interesseiras. Ninguém se preocupava com ninguém. E como o mar precisa das nascentes para continuar a ser mar, eu sabia que se me tornasse numa dessas fontes que brotam incessantemente, mais cedo ou mais tarde um novo mar nasceria e o mundo passaria a ser um lugar melhor.
“Obrigada. Muito obrigada, disse eu.”
Mais tarde descobri que o filho do general tinha sido preso por causar um incidente diplomático. Parece que também havia um senador dos Estados Unidos importante naquele cruzeiro.
O meu pai revelou-se uma pessoa muito simpática, apesar de já estar muito velho. Os meus “outros” pais vieram viver connosco a pedido do rei.
Acabei por governar com o meu irmão porque não tinha muitos conhecimentos sobre como administrar um reino.
No final de tudo, acabei por me descobrir e por saber o que queria do resto do tempo que passaria na Terra. 



Ana Rita Costa Pereira

2 comentários:

  1. adorei. Estava espetacular. sem duvida uma boa escritora

    ResponderEliminar
  2. adorei de todos foi o meu preferido. É uma boa escritora

    ResponderEliminar