Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bullying!

7º e último Episódio

Hoje, estou sentada na minha secretária a acabar o meu novo livro. Sou uma escritora com fama. E, sim, a Sara contribuiu para isso.
No dia em que saíram os resultados dos exames, decidimos encontrar-nos junto às pautas. Depois de saborearmos juntas a vitória pelas notas alcançadas, reparei que Sara e Selene tinham, nos seus radiosos rostos, um sorriso maroto. Ambas pareciam conspirar contra mim. Mas não me senti assustada. Conhecia-as o suficiente para saber que estavam a preparar-me alguma coisa. Nada de mal, claro!
Sara, ainda recorrendo aos seus tempos de controladora, embora agora sem a maldade que então possuía, e Selene, que desenvolvera uma espécie de cumplicidade astuta, disseram-me que tinham uma surpresa para mim. Com isso, estenderam-me um grande envelope. Nele estava um livro, olhei para o título Bullying e para a autora. Era, era… era eu!
Como era possível?! Como é que podiam ter publicado um dos meus livros? Como é que ele tinha chegado a uma editora?
Foi então que me contaram todo o “enredo”. Um dia, estávamos a estudar para os exames e uma delas levara por engano um dos meus caderninhos. Como andava atarefada com os exames nem me lembrei dele. A curiosidade de ambas tinha sido maior do que a honra e tinham lido o meu texto. De seguida, falaram com a mãe da Sara e ela também o leu. Depois, enviou-o para uma editora e esta acabou por editá-lo com a autorização dos meus pais.
Eu não queria acreditar. A cerimónia de lançamento estava já marcada para a Biblioteca Municipal, no fim de semana seguinte e eu … eu estava nas nuvens. Nem queria acreditar. O meu sonho tornara-se realidade e as minhas amigas tinham sido as “culpadas”.
Consegui estudar com o dinheiro das vendas e também ajudei os meus pais e os meus irmãos a construírem um futuro mais sólido.
Continuei a escrever e, hoje, tenho vários livros publicados e milhares já vendidos, não apenas em Portugal, mas também no estrangeiro.
 Apesar de escrever histórias para as crianças e jovens, os meus livros abordam muitas vezes o Bullying e são tidos como referência.
As nossas vivências e o drama vivido acabaram por ditar os percursos universitários que escolhemos. Apesar de eu e a Selene seguirmos medicina e a Sara direito, as especializações foram idênticas.
Em conjunto, com as minhas duas amigas, lutamos para que o Bullying deixe de reinar nas escolas. Um longo caminho já foi percorrido, temos ido fazer palestras a escolas contando as nossas experiências.
Penso sempre que ficam mais encantados com a Sara do que comigo ou com a Selene, pois ela foi uma heroína que conseguiu vencer o seu lado negro. Ela especializou-se em Direito Penal e trabalha diretamente com crianças vítimas de maus tratos, dando especial atenção àquelas que são vítimas de Bullying.
A Selene, especializada em Psiquiatria, estuda as motivações das crianças e jovens para a violência e dá lições aos alunos e mesmo aos professores, durante as nossas palestras. Dialoga com todos os alunos e mostra-lhes como evitar ser molestado, como fugir às tentações de molestar. Aos professores ensina-os a identificar as vítimas e os fomentadores do Bullying.
Eu especializei-me em Ciências Médico-Forenses e Investigação Criminal. Mas a minha história de vida também é apreciada nessas palestras, onde consigo falar de como ultrapassei os meus medos, os meus receios e como, ao enfrentá-los, consegui pelo menos alterar o comportamento de uma colega. Termino sempre da mesma maneira:
 - Importante é evitar o Bullying, mas se ele existe e se conseguirmos reabilitar pelo menos um aluno, já é uma grande vitória!
Decidi que este meu livro deveria terminar dessa mesma forma. Pode ser que ajude alguém.
Mas muito há ainda a fazer!

Adriana Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário