Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O FUMO MÁGICO


Contos populares

Os alunos do 7º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, leram e analisaram alguns contos populares, que fazem parte da nossa literatura tradicional e que geralmente têm como fórmula introdutória: “Era uma vez…”; “Em tempos que já lá vão…”, entre outras. 
            Em publicações anteriores, tivemos já a oportunidade de ler algumas lendas criadas pelos nossos pequenos escritores.
            Agora, vamos ter a possibilidade de ler vários contos populares criados pelos alunos do 7º F e que tiveram como ponto de partida a seguinte proposta:
            “Imagina que foi descoberta uma velha caixa com uma chave mágica, no sótão de uma casa abandonada e daí em diante a vida das personagens mudou completamente.”

Sara Castela, Professora de Língua Portuguesa / O Ciclista


O FUMO MÁGICO

            Em tempos que já lá vão, num certo dia de Carnaval, decidi ir ao sótão de minha casa à procura de uns trapos velhos e rotos, para vestir.
            Cheguei, então, ao sótão e sentei-me em cima de um saco preto todo esfarrapado. Nesse preciso momento, senti algo de estranho e que, por sinal, era duro. De seguida, rasguei o que restava do saco e encontrei uma caixa de ferro toda enferrujada com uma chave de ouro.
            Curioso, abri a caixa e um fumo verde saiu do seu interior. Este era tão intenso que quase me intoxicava. Entretanto, como já era tarde, fui deitar-me e deixei tudo arrumado como estava.
            No dia seguinte, quando estava a fazer a cama, pensei para com os meus botões:
            - Quem me dera que a cama se fizesse sozinha! - dito isto, a minha boca abriu-se estranhamente lançando para o ar um fumo verde, parecido com aquele que tinha visto no dia anterior e, num abrir e fechar de olhos, a minha cama fez-se sozinha.
            O engraçado é que, a partir desse dia, eu comecei a ter uma vida muito mais fácil, pois sempre que queria uma coisa, era só pedir e o meu desejo concretizava-se de imediato.

Ricardo Fernandes, nº 26, 7º F

Sem comentários:

Enviar um comentário