Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nunca é tarde para começar a ler

26 de abril de 2012

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual celebra-se neste dia 26 de abril e foi decretado pela ONU(1) e pela OMPI(2). O Ciclista lembra este dia com a publicação de mais um dos belos textos que enaltecem a importância da leitura e do livro.

Graça Matos, O Ciclista


(1)     Organização das Nações Unidas
(2)     Organização Mundial da Propriedade Intelectual


Nunca é tarde para começar a ler
Ler é um ato muito importante.
Ler é para todos, novos, velhos, alunos, trabalhadores. Enfim, todos devemos ler, porque nos faz bem. Ajuda-nos, por exemplo, a nós, alunos, a concentrarmo-nos melhor. Por outro lado, ficamos a saber mais e para nós, estudantes, ainda mais importante é, porque ficamos a conhecer diferentes assuntos e a compreender melhor o que nos rodeia.
Para quem não gosta de ler livros, comece por ler um jornal, uma revista ou pequenos textos, pois ao fim de algum tempo acabará por se interessar pela leitura.
Certo dia, um rapaz que não gostava muito de ler, pegou numa revista de ciência e começou a lê-la e até gostou. A partir desse momento, todos os dias, passou a comprar revistas de diferentes assuntos até que um dia a mãe do rapaz lhe perguntou o que andava ele a fazer. Quando ela soube que ele andava a ler, exclamou:
- Ai, filho, ler não é comigo!
- E já alguma vez leste? - perguntou ele, ao que ela respondeu que não.
Então, o rapaz aproximou-se da mãe e pediu-lhe que ela lesse uma notícia. A mãe aceitou o convite e o mais curioso é que, todos os dias, passou a comprar ela o jornal, para o ler fio a pavio.
O filho, por sua vez, como já estava a sentir o prazer pela leitura, começou a ler livros e, já na sua fase adulta, decidiu ele próprio escrever um livro sobre a importância da leitura.
Ora, este exemplo mostra que ler abre horizontes e pode até vir a criar o prazer pela escrita.

                        Luís Dias, 8º C

Sem comentários:

Enviar um comentário