Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro


23 de abril de 2012
Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos analisaram um anúncio publicitário que tinha como objetivo promover a leitura. O slogan desse anúncio era “A magia dos livros mais perto de si”. No teste de avaliação desta disciplina foi pedido aos alunos que criassem um texto cujo tema central teria de ser a importância da leitura e dos livros na nossa vida, como crianças, jovens, adultos. Enfim, em qualquer idade!
Os alunos do 8º C, três das quais são também “jornalistas” do nosso Clube, redigiram os textos que vamos apresentar hoje e ao longo dos próximos dias, exaltando deste modo o Dia Mundial do Livro.


Sara Castela, Professora de Língua Portuguesa / O Ciclista

A leitura e o livro

Há muitas crianças que têm orgulho nas pessoas de quem gostam, que admiram, ou então porque fazem tudo bem. E eu? Bem, eu também, mas não só! O meu grande orgulho é saber ler e, claro, ter um livro para o poder fazer.
O engraçado é que, quando era pequena, ainda não sabia ler as letras e as palavras escritas nos livros infantis e, no entanto, já gostava de ler. Sim! Lia através das belas imagens desenhadas e viajava para mundos de fantasia. Transformava assim as histórias descritas em histórias que eu própria inventava.
Entretanto, quando aprendi a ler, não alcancei a sua importância, mas claro que gostava. Nessa altura, aprender a ler para mim era natural, pois todos o faziam. Pelo menos era o que eu pensava. Mas, sei agora que nem todos o podem fazer. E não penso apenas naqueles que, agora idosos, não tiveram oportunidade de aprender a ler, muitos porque não os deixaram. Penso, também, essencialmente em todas as crianças a quem, ainda hoje, é impedida a ida à escola.
Agora, infelizmente, oiço dentro de mim os gritos calados de milhares de pessoas, que choram a tristeza e a desilusão de não saberem ler.
Por outro lado, penso quão importante é e como eu ficaria, se não percebesse uma letra que fosse. Na verdade, penso como seria triste pegar num livro e não o poder ler, não o poder entender. Como eu seria pouco culta se não conseguisse que a minha imaginação voasse. Sim, voasse, pois sem ler livros, eu não me poderia inspirar, aprender, enriquecer a minha imaginação e sonhar.
Um livro é um amigo!
Ter um livro é… aprender, é nunca estar só, é conviver com diferentes gerações, civilizações e raças, é viajar para mundos diferentes, sem sairmos do nosso lugar. Enfim, ter um livro é magia!
Por isso, aconselho a todos aqueles que sabem ler que peguem num livro e comecem a ler, sem parar e deixem que o sorriso conquiste o vosso rosto, que a magia invada a vossa mente, deixem que as palavras vos seduzam e vos façam viajar.
Adriana Matos, nº 1, 8º C

Sem comentários:

Enviar um comentário